Evento contou com a palestra da especialista em EaD, Lucí Fèrraz, e com balanço institucional da universidade

20/12/18


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) promoveu nesta quarta-feira (19/12), o seminário “Desafios e Perspectivas para Educação a Distância no Brasil”, no Hotel Holiday Inn- Anhembi, zona norte da capital paulista. O encontro reuniu colaboradores da instituição, mediadores, supervisores e tutores para apresentar e debater inovações em educação a distância, por meio de recursos, linguagens e tecnologia.

A diretora acadêmica da universidade, Patrícia Laczynski, abriu o Seminário falando sobre a importância da integração de toda a equipe e das conquistas realizadas pela Univesp nesse ano. “Esse encontro é uma grande oportunidade para aprofundarmos o debate sobre EaD, sempre com foco na qualidade de ensino. O ano de 2018 foi desafiador para nós, mas tivemos resultados positivos, com muitas realizações”, disse Patrícia.

Com a palestra o “Futuro da EaD”, a coordenadora da Tutoria dos Cursos de Graduação a Distância da FGV e assessora para Tecnologia de Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Lucì Fèrraz, destacou o impacto do uso de tecnologias na área da educação: “Não é tão trivial falarmos sobre a importância da tecnologia na sociedade. Ela mudou a forma como as pessoas se relacionam, como pensam, não podia ser diferente na área da educação. Países como a Nova Zelândia, por exemplo, tem um plano para que, até 2025, os alunos do ensino básico e superior estejam fluentes digitalmente. Essa é a tendência”, afirmou Lucí.

Para a especialista em EaD, o uso de tecnologias será mais eficaz com o emprego correto da comunicação. “Nós temos que unir as tecnologias com relações, com afetividade. Os profissionais da educação que desenvolverem mais diálogo e proximidade com os alunos, que forem mais acessíveis, terão maior envolvimento com a turma. Costumo dizer que, na área da educação, a tecnologia é um meio, não um fim”, explicou a especialista.

De acordo com a supervisora de Engenharia de Produção, Cintia Blaskovsky Portilho Gomes, seminários como esse são muito importantes para a integrar a equipe, além da apresentação de palestras enriquecedoras voltadas à EaD. “Hoje, a professora Lucí trouxe uma contribuição essencial, a comunicação. A capacitação constante é fundamental para trabalharmos os desafios e perspectivas com os nossos alunos. Temos que estar sempre por dentro das inovações”, ressaltou.

A presidente da Univesp, Fernanda Gouveia, encerrou o Seminário com uma apresentação de balanço institucional. Na ocasião, foram abordadas as principais iniciativas de 2018 e as perspectivas para 2019.  “Neste ano, tivemos um grande desafio, dar continuidade à expansão da universidade. Criamos novas ferramentas administrativas e pedagógicas que auxiliam todos os eixos da universidade. Iniciamos a implantação do #SOU, além do novo modelo pedagógico e o projeto de acessibilidade. A criação da quarta universidade pública e seu processo de ampliação têm garantido a democratização da educação superior de quali­dade e gratuita para milhares de alunos. A educação transforma e a Uni­vesp, com um perfil cada vez mais inclusivo e social, contribui para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda no Estado de São Paulo”, concluiu.