Cerimônia reuniu alunos concluintes em Licenciaturas e Engenharias de 2022; encontro aconteceu no Memorial da América Latina

22/12/22

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) promoveu nesta quarta-feira (21/12), a Solenidade de Formatura de estudantes de Licenciaturas e Engenharias, de polos de todas as regiões do Estado, que colaram grau neste ano. O evento, realizado no Auditório Símon Bolívar, no Memorial da América Latina, capital paulista, e transmitido ao vivo pela Univesp TV, visou celebrar a conquista dos univespianos com seus familiares e amigos.

A cerimônia foi conduzida pelo jornalista e mestre de cerimônias Everton Lucas, e contou com tradução em Libras. Após a execução do Hino Nacional, a solenidade foi aberta pelo presidente da instituição, professor Rodolfo Azevedo, que enviou um vídeo especial aos formandos. “Infelizmente, por motivos de saúde, não posso estar presente nessa tão aguardada formatura. Hoje é um dia especial para vocês, famílias e todos que os apoiaram. Comemorem, vocês se esforçaram por muitos anos e merecem estar aqui. Se não fosse por vocês, não faria sentido criar uma universidade virtual com tanto alcance e impacto. Vocês representam o nosso sucesso, parabéns a todos”, disse.

O juramento dos cursos das Engenharias foi proferido pelo concluinte Leandro Gabriel, e o de Licenciaturas por Mireia de Oliveira Santos. As turmas de novos professores, escolheram o professor Cláudio Possani para ser homenageado. “A Univesp tem qualidade por causa de vocês. Hoje escutei tantas histórias de nossos alunos que só comprovam o quanto são fortes. Imagino as dificuldades que devem ter passado para chegarem aqui. Que orgulho fazer parte desse momento. Desejo sucesso e que, daqui um tempo, possam ter a experiência tão rica que estou tendo agora, de ser homenageado. Com esse gesto, vocês agregaram valor e significado à minha vida, muito obrigado”, afirmou.

Para receber a homenagem das Engenharias, foi nomeado o docente Carlos Grossi. “Essa noite resume uma conquista difícil e que faz de vocês verdadeiros heróis. Parabenizo a todos e agradeço por ter a honra de ter participado da formação de cada um e estar nesse palco hoje. Sucesso e que vocês cooperem cada vez mais na resolução de problemas”, falou o educador.

O membro do Conselho Curador da Univesp, Ignácio Poveda, também participou da cerimônia e deixou seu recado aos novos profissionais. “É uma noite de festa pelo coroamento de anos de esforço. Vocês fazem parte de uma elite do ensino universitário paulista de qualidade. Nesses 10 anos de existência, a Univesp faz um grande trabalho, fruto do empenho de seus colaboradores e estudantes. Reforço a importância da educação, não só para o desenvolvimento pessoal, mas também do Brasil. Não se constrói um grande país sem educação. Só assim se constitui cidadania e uma sociedade justa, inclusiva, igualitária e democrática”, ressaltou.

A diretora acadêmica, professora Simone Telles, destacou em seu discurso a emoção de ter conhecido, pessoalmente, os familiares dos concluintes. “Ter visto os parentes de vocês, que os apoiaram, principalmente as crianças, me mostrou a essência de cada um. A Univesp não é somente uma instituição de ensino, é também uma grande família. Uma aluna me disse que a Univesp abriu portas para ela e afirmo, com toda certeza, que muitas outras se abrirão a partir de agora. Todos aqui têm condições de fazer a diferença na vida das pessoas e no mercado de trabalho”.

Histórias

A formanda em Engenharia de Computação, Jamile Caroline Reis, de 32 anos, do polo São José dos Campos - Parque Tecnológico, é exemplo de esforço, entre muitas mães, para concluir uma graduação. “No dia em que prestei vestibular da Univesp, minha filha de apenas um mês estava na sala ao lado com minha mãe. Tive que parar a prova para poder amamentá-la. Passei na primeira chamada e em todos os encontros presenciais, minha filha foi comigo. Com a pandemia, enquanto eu fazia prova on-line, ela ficava ao meu lado desenhando. O ensino a distância foi fundamental para conciliar estudos e maternidade. Hoje celebro a realização de um sonho e essa conquista também é dela”.

A solenidade foi especial para Benedita Martins Oliveira Sancassani, de 71 anos, e Maisa Sancassani, de 34, mãe e filha que se formaram juntas em Pedagogia, pelo polo de Igaraçu do Tietê. “Minha filha se inscreveu para o vestibular da Univesp e como sempre a acompanho, estava junto no dia da prova. Mas, naquele dia, ela disse que eu não iria apenas esperar, mas sim, entrar e fazer o processo seletivo. Ela me inscreveu sem eu saber e consegui passar”, disse Benedita.

Segundo Maisa, que já é formada em Letras, a vontade da mãe sempre foi estudar. “Pelas adversidades da vida e trabalho, o desejo de se formar foi adiado por muito tempo. Quando fiz minha primeira faculdade, em Campinas, ela frequentava o campus, se encantou com aquele ambiente e começou a estudar por conta própria. Quando voltamos para a nossa cidade, resolvi fazer uma nova graduação e dar a ela a chance de conseguir realizar esse sonho. Agora, queremos pós-graduação”.

Para o concluinte em Engenharia de Produção, Osvaldo Ferreira, de 58 anos, do polo São Paulo - Cidade Dutra, o apoio de colegas na jornada de uma graduação é fundamental. “Acredito que a eficácia de uma universidade a distância se baseia em ter um grupo de estudos. Eu e meus colegas estudamos juntos e nos incentivamos para estarmos aqui hoje. Tem que ter muita dedicação para concluir uma universidade, EaD é disciplina”, disse o formando, que já é graduado em Matemática, tem pós-graduação e faz Física Quântica, na Unicamp.