Semana especial será apresentada de terça (19) a domingo (24)

14/04/22


A Univesp TV apresenta da próxima terça-feira (19/04) a domingo (24/04), a Semana dos Povos Indígenas, programação especial em homenagem ao dia dos nativos, celebrado em 19 de abril. A data foi criada no Brasil pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943, baseada no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940.

O dia comemora a ampla diversidade de povos que exerceram função essencial na formação cultural e étnica da população brasileira.

Veja a programação:

Terça (19), às 18h00
#PROVOCAÇÕES – DAIARA TUKANO
Daiara Tukano, da tribo Tukano, autora do maior mural já produzido por uma artista indígena do mundo e destaque na 34ª Bienal de São Paulo, conversou com Marcelo Tas sobre o uso da ayahuasca, o confronto entre mundos (cidade e floresta) e o racismo contra indígenas.


Terça (19), às 23h00
ÍNDIOS ISOLADOS, EM FUGA PELA VIDA
Os índios isolados da Amazônia brasileira estão em perigo. São povos que escolheram sobreviver apartados da sociedade nacional. Dependem exclusivamente dos recursos da maior floresta tropical do mundo. Acuados, se escondem em terras indígenas demarcadas, principalmente no estado do Amazonas. O documentário acende o alerta: quem vai defender esses povos do extermínio? Cláudia Tavares assina reportagem e direção. O roteiro e a finalização são de Laize Câmara.


Terça (19), às 23h30
90 ANOS CLAUDIA ANDUJAR - UMA VIDA COM OS YANOMAMI
Claudia era uma das fotógrafas mais renomadas do Brasil nos anos 1970, quando conheceu a tribo. Então, para se dedicar à causa dos Yanomami, ela abandonou o fotojornalismo. Produzido pela repórter Vanessa Lorenzini, o documentário conta como um projeto artístico se transformou em uma luta política. "Por muitos anos eu estava à procura, não sabia exatamente do quê. Hoje eu sei. Eu estava à procura de uma família, que eu encontrei", afirmou a fotógrafa e ativista.


Quinta (21), às 23h00
BELO MONTE: USINA DE PROBLEMAS
O documentário traz à luz os conflitos causados pela obra da quarta maior hidrelétrica do mundo, que ameaça o futuro da Amazônia. Ao longo do documentário, a TV Cultura conversa com lideranças indígenas, ambientalistas, pesquisadores e com a população impactada, para colocar em pauta as problemáticas que a usina traz hoje. Entre os danos, ribeirinhos desalojados, populações indígenas sem sustento de suas tradições e a Amazônia com a perda de espécies endêmicas.


Sexta (22), às 18h30
MATÉRIA DE CAPA
No Matéria de Capa desta edição, uma reportagem especial sobre os povos indígenas do Brasil. Escravizados pelos colonizadores portugueses, humilhados e ofendidos ao longo dos séculos pelo homem branco e, atualmente, iludidos por uma burocracia estatal que promete muito, mas entrega pouco. Dos primeiros ocupantes dessas terras, hoje ainda lutam pelo simples direito de existir.


Sábado (23), às 21h00
REPÓRTER ECO
O documentário A Última Floresta é um dos destaques do Repórter Eco especial da semana em que se comemora o 19 de abril - Dia do Indígena. Você vai ver também que, povos indígenas do Brasil e da Colômbia movem ação contra grupo francês de supermercados por violações de direitos humanos e venda de carne bovina ligada a desmatamentos na Amazônia. E, conheça a importância da mulher indígena no cultivo tradicional da pimenta baniwa.


Domingo (24), às 19h30
RODA VIVA – AILTON KRENAK
O líder indígena, escritor, ativista, jornalista e filósofo Aílton Krenak começou sua luta por direitos dos povos indígenas nos anos 1980, e construiu, década após década, uma filosofia original, baseada em valores como memória e respeito à terra. Seu livro Ideias para Adiar o Fim do Mundo, de 2019, já vendeu mais de 90 mil cópias no Brasil. Suas reflexões a respeito da pandemia originaram um novo volume, batizado de A vida não é Útil. Nessa entrevista ele discute as ideias e as ameaças, históricas e atuais, aos povos indígenas e ao meio ambiente.


Domingo (24), às 21h15
RODA VIVA - TXAI SURUÍ E ALMIR SURUÍ
Duas das mais importantes lideranças indígenas atuais, Almir Suruí e Txai Suruí foram entrevistados no Roda Viva em 2021. Pai e filha conversaram sobre o aumento do desmatamento no Brasil, as ameaças aos ativistas indígenas e explicaram de que maneira as empresas privadas poderiam atuar junto às lideranças.