Nova atração será comandada por Anne Lottermann; Quem Sabe, Ganha! vai ao ar toda segunda, às 20h

24/05/24

A Univesp TV estreia na próxima segunda-feira (27/05), o Game Show Quem Sabe, Ganha! A atração, comandada pela jornalista Anne Lottermann é uma co-produção entre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo(Univesp) e a TV Cultura. O programa semanal, com uma hora de duração, tem o cenário de uma arena tecnológica e conta com a participação dos alunos da instituição. A iniciativa vai ao ar na Univesp TV toda segunda, às 20h. No mês de junho, será exibida na TV Cultura.

Para o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, o Quem Sabe, Ganha!, une conhecimento e entretenimento. “Com um foco acadêmico, o programa busca divulgar as iniciativas desenvolvidas nos polos da Univesp, além de motivar os alunos e gerar uma competição saudável. A atração exibe de forma divertida questões de conhecimentos gerais, que também auxiliam os vestibulandos e o público em geral. Os telespectadores terão diversão e aprendizado garantidos”, ressalta.

A jornalista, que migrou para o entretenimento, agora tem a chance de estar em um projeto com universitários. "A educação merece um lugar de destaque e valorização e que bom fazer parte dessa parceria entre Univesp e TV Cultura. Este projeto é mais uma oportunidade de ampliar e mostrar a minha versatilidade, que vem marcando a minha carreira”, diz Anne.

De acordo com o diretor de Rede e Novos Negócios da Fundação Padre Anchieta, Fabio Borba, o programa tem como finalidade apresentar quem são os jovens que compõem a Univesp. “São mais de 60 mil estudantes presentes em todo o Estado de São Paulo", diz Borba, que também administra a Univesp TV.

Formato

O novo game show tem dois times participantes por episódio, com três jogadores cada. Os competidores têm de responder sobre oito disciplinas do conhecimento: Português e Literatura, Matemática, História, Geografia, Ciências, Cultura, Meio Ambiente e Esporte. Mas, para se dar bem nesse jogo, não basta só ter conhecimento, tem que ter habilidade para acertar o alvo digital.
Os estudantes arremessam uma bola no paredão virtual, que exibe uma tecnológica "cachoeira digital" com ícones coloridos que remetem às disciplinas e que ficam se movimentando ininterruptamente. Ao acertar um dos ícones, uma pergunta sobre a disciplina aparece no paredão e o time terá que escolher a resposta certa entre quatro alternativas sugeridas.
Cada acerto vale pontos e a equipe vencedora a que acumular a maior quantidade de pontos no final.

Saiba como sintonizar a Univesp TV na sua região: http://univesptv.com.br/files/grade-canais_univesptv_alta.pdf

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 63 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está presente em 373 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 93% da população paulista.

Crédito da Foto: Nadja Kouchi