02/03/14


A UNIVESP TV exibe a partir desta semana série de palestras da Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais (Conclima). São 14 programas do encontro que aconteceu em setembro de 2013, em São Paulo.

Nos vídeos, pesquisadores apresentam os resultados de estudos recentes sobre as mudanças do clima no Brasil e no mundo. Eles também demonstram estratégias de adaptação aos impactos das variações ambientais e mitigação das mudanças climáticas com relação à biodiversidade, ecossistemas, recursos hídricos, saúde humana, agricultura, cidades, zonas costeiras, desastres naturais e energias renováveis.

As palestras vão ao ar na UNIVESP TV a partir de 3 de fevereiro, de segunda a sexta às 17h00 e às 21h00, com reapresentação também no sábado às 12h00 e 21h00.

A exibição segue nas semanas de 10 a 16 e  17 a 23 de fevereiro. Clique aqui para ver como sintonizar o canal na sua televisão.

Veja abaixo a sinopse das palestras que serão apresentadas. Os vídeos estão no canal da UNIVESP TV no YouTube e também podem ser assistidos online a qualquer momento.

 

Eduardo Assad, Embrapa – Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Apresentação do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional de Impactos, vulnerabilidades e adaptação às mudanças climáticas.  

Tercio Ambrizzi, USP – Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Apresentação do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional das mudanças climáticas com base científica.   

Mercedes Bustamante, UnB – Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas.

Apresentação do Primeiro Relatório de Avaliação Nacional de mitigação das mudanças climáticas.    

Alexandre Aleixo, Museu Paraense Emílio Goeldi – Biodiversidade e Ecossistemas.

A Palestra mostra os resultados de grupos de pesquisa da sub-rede biodiversidade e ecossistemas, da Rede CLIMA, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Rede Clima é uma rede permanente, criada em 2007, para desenvolver conhecimentos e ideias para o Brasil com relação aos efeitos das mudanças climáticas globais.

Roberto do Carmo, Unicamp – Cidades.

A Palestra mostra os resultados de grupos de pesquisa da sub-rede cidades, da Rede CLIMA, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Rede Clima é uma rede permanente, criada em 2007, para desenvolver conhecimentos e ideias para o Brasil com relação aos efeitos das mudanças climáticas globais.

Regina Rodrigues, UFSC – Desastres Naturais.

A Palestra mostra os resultados de grupos de pesquisa da sub-rede Desastres Naturais, da Rede CLIMA, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Rede Clima é uma rede permanente, criada em 2007, para desenvolver conhecimentos e ideias para o Brasil com relação aos efeitos das mudanças climáticas globais.

Marcos Freitas, UFRJ – Energias Renováveis.

A Palestra mostra os resultados de grupos de pesquisa da sub-rede energias renováveis, da Rede CLIMA, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Rede Clima é uma rede permanente, criada em 2007, para desenvolver conhecimentos e ideias para o Brasil com relação aos efeitos das mudanças climáticas globais.

Alfredo Ribeiro Neto, UFPE – Recursos Hídricos.

A Palestra mostra os resultados de grupos de pesquisa da sub-rede recursos hídricos, da Rede CLIMA, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Rede Clima é uma rede permanente, criada em 2007, para desenvolver conhecimentos e ideias para o Brasil com relação aos efeitos das mudanças climáticas globais.

Carlos Garcia, FURG – Zonas Costeiras.

A Palestra mostra os resultados de grupos de pesquisa da sub-rede zonas costeiras, da Rede CLIMA, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Rede Clima é uma rede permanente, criada em 2007, para desenvolver conhecimentos e ideias para o Brasil com relação aos efeitos das mudanças climáticas globais.

Eduardo Haddad, USP – Economia das Mudanças Climáticas.

A Palestra mostra os resultados de grupos de pesquisa da sub-rede economia das mudanças climáticas, da Rede CLIMA, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Rede Clima é uma rede permanente, criada em 2007, para desenvolver conhecimentos e ideias para o Brasil com relação aos efeitos das mudanças climáticas globais.

Sandra Hacon, Fiocruz – Saúde.

A Palestra mostra os resultados de grupos de pesquisa da sub-rede saúde, da Rede CLIMA, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Rede Clima é uma rede permanente, criada em 2007, para desenvolver conhecimentos e ideias para o Brasil com relação aos efeitos das mudanças climáticas globais.

Saulo Rodrigues, UnB – Desenvolvimento Regional.

A Palestra mostra os resultados de grupos de pesquisa da sub-rede desenvolvimento regional, da Rede CLIMA, do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A Rede Clima é uma rede permanente, criada em 2007, para desenvolver conhecimentos e ideias para o Brasil com relação aos efeitos das mudanças climáticas globais.

Paulo Artaxo, USP – Conferência sobre Detecção.

Palestra sobre a detecção dos fenômenos responsáveis pelas mudanças climáticas globais. Quais os limites da sustentabilidade do nosso planeta e as consequências da alteração do balanço da radiação. Os efeitos da queima de combustíveis fósseis no ciclo do carbono na atmosfera, o aumento da concentração dos gases de efeito estufa e o efeito disso na acidificação dos oceanos.

Eduardo Viola, UnB – Políticas Públicas.

As políticas públicas sobre mudanças climáticas nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Como é a política internacional com relação ao aquecimento global nos Estados Unidos, China, União Europeia, Brasil, Rússia, Índia, Japão e Coréia do Sul. Países centrais para a economia mundial, com relação à população, os recursos naturais, as emissões de carbono e o capital científico e tecnológico. A dificuldade de uma ação cooperativa internacional para a “descarbonização” do planeta e sua influência no ciclo dos negócios e da política de cada país.