Obra fala sobre a primeira expedição científica norte-americana, a U.S. Exploring Expedition
Em entrevista ao programa Livros, da UNIVESP TV, Mary Anne Junqueira, professora do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), fala sobre o seu livro Velas ao Mar, que aborda a U.S. Exploring Expedition, primeira expedição científica norte-americana e primeira expedição científica ao redor do mundo.
No livro, a autora apresenta o resultado da sua pesquisa sobre a viagem de circum-navegação que ocorreu entre 1838 e 1842, pouco antes da guerra dos Estados Unidos contra o México. Naquela época, os navegadores queriam levantar informações sobre as Américas, a Austrália e as ilhas do Pacífico, tanto para fins científicos como militares.
Segundo Junqueira, para a elaboração do livro ela analisou o relatório oficial da viagem, composto por vinte e três volumes, o relato dos marinheiros e de um guarda-marinha, a autobiografia do capitão e todo o material sobre a navegação disponibilizado pelo Congresso dos Estados Unidos – que aprovou na época a realização da expedição. Além disso, a pesquisadora consultou também os jornais e revistas da época que divulgaram o feito.
Para a pesquisadora, a expedição foi uma tentativa dos Estados Unidos se colocarem no mundo. “Eu acho que a expedição demonstra aspectos da cultura imperial [desse] país, […] de uma atitude no mundo. Com essa expedição eles começam a ter uma cartografia própria”, analisa.
Confira a entrevista completa:
Mais de Notícias
-
Curso de Introdução à Libras – Inscrições abertas!
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 819 vagas na região Central
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 762 vagas na região de Ribeirão Preto
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 978 vagas na região de Bauru
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 390 vagas na região de Barretos