Conheça a vida e o legado de Hernan Chaimovich, bioquímico e pesquisador

13/01/15

Hernan Chaimovich, nascido em Santiago do Chile em 1939, se formou na Universidade do Chile, em 1962, e chegou ao Brasil em 1969, para trabalhar na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Com ampla experiência na área de Bioquímica, o docente já formou 22 doutores e 15 mestres, profissionais que hoje lecionam e pesquisam em várias universidades brasileiras. Desde criança fazia experimentos – aos 12 anos já brincava de química, e, segundo ele, continua brincando até hoje.

Durante toda a sua carreira, Chaimovich atuou ativamente na política e administração científicas. De acordo com o pesquisador, para se falar em ciência hoje, no Brasil, tem que se falar em impacto, ou seja, de ideias que geram novas ideias e que provocam mudanças na saúde, na pobreza, na sociedade e na economia. Para ele, é preciso acelerar e muito o processo que leva a esse impacto.

O programa Vida de Cientista entrevista Hernan Chaimovich, colaborador-sênior do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP. O pesquisador é também vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências e membro dos conselhos editoriais das revistas Ciência e Cultura (SBPC), Estudos Avançados (IEA-USP) e Electronic Journal of Biotechnology.

Assista à entrevista: