Novo programa será exibido na UNIVESP TV no dia 15/11, às 21h30

13/11/15


A nova série de reportagens especiais da UNIVESP TV sobre os 30 anos de democracia aborda o processo de redemocratização do país, após 21 anos da ditadura militar inciada com o golpe de 1964. Veja abaixo os sete primeiros vídeos da série.

A próxima reportagem especial será exibida na UNIVESP TV no dia 15 de novembro, domingo, às 21h30.

 

Diretas Já

Em 1984, João Figueiredo, o último general-presidente, abdicou de indicar o seu sucessor. O fortalecimento do PMDB, a mudança de posicionamento dos liberais e a pressão popular para escolher o presidente da República favoreceram a construção de uma aliança civil vitoriosa que elegeu Tancredo Neves no colégio eleitoral, dando fim a 21 anos de ditadura militar. 

José Sarney

A segunda e a terceira reportagens da série especial tratam do governo do presidente José Sarney entre os anos 1985 e 1990. Em abril de 1985, Tancredo Neves, o primeiro civil eleito presidente depois de 21 anos de ditadura militar, faleceu antes que tomasse posse. O vice José Sarney, então, assumiu a presidência da República com uma equipe que desconhecia. Enfrentou oposição política, uma grave crise econômica e convocou uma Assembleia Nacional Constituinte para redigir uma nova carta magna para o Brasil.

A Constituinte

Reportagem trata da Assembleia Nacional Constituinte, que atuou entre 1987 e 1988 e definiu uma Constituição para o Brasil. Considerada cidadã pelo deputado Ulysses Guimarães, a carta foi elaborada democraticamente com discussão e conflito.

A segunda parte da reportagem narra a ação do grupo chamado Centrão para mudar o regimento interno e os trabalhos das comissões de sistematização e redação. A vitória dos governistas no sistema presidencialista de governo e nos cinco anos de mandato de Sarney. A cisão do PMDB e a criação do PSDB. A votação e as conquistas da Constituição, o documento que melhor representa a nossa democracia.

Próxima reportagem

Chamada para a exibição completa da reportagem especial sobre os 30 anos de democracia, dia 15 de novembro, domingo, às 21h30, na UNIVESP TV: