São ofertadas mais de 24 mil vagas, em 456 polos; são dez cursos ofertados, entre eles, o novo Bacharelado em Inteligência Artificial; locais das provas serão divulgados em 15/04

30/03/26


A prova e redação do processo seletivo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), ocorrerá no dia 26/04, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados no dia 15/04, a partir das 10h, no site vestibular.univesp.br. No total, são 24.419 vagas do Vestibular anual 2026, destinadas a 456 polos, de 386 municípios (capital, interior e litoral). São oferecidos dez cursos gratuitos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação e o novo curso de Inteligência Artificial (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção). Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.956 vagas para o Provão Paulista.

A prova, com duração total de cinco horas, será dividida em duas partes: redação e 56 questões de múltipla escolha, das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia, Química, Biologia e Física. Todo conteúdo programático pode acessado no Manual do Candidato no site vestibular.univesp.br ou univesp.br/vestibular.

O gabarito oficial será divulgado em 27/04, a partir das 15h, no site do vestibular. A publicação oficial do resultado e a primeira chamada ocorrerá em 01/06, a partir das 15h.

Cursos

No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação - BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos), Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos) e a novidade deste ano: Bacharelado em Inteligência Artificial (quatro anos). No curso, o egresso é capaz de projetar e gerenciar modelos de IA aplicados a diferentes contextos, como automação, visão computacional, processamento de linguagem natural e sistemas preditivos. Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre os cursos do eixo, de acordo com o Projeto Pedagógico (PPC).

Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração). Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).

De acordo com o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, o modelo de ingresso garante ao aluno ingressante mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além da integração com graduandos de outras habilitações, o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores. “Em 2026, a grande novidade é o curso focado em Inteligência Artificial. Conhecer e usar o potencial da IA é essencial para qualquer país que queira se desenvolver nos dias de hoje. A tecnologia amplia nossa capacidade de pensar, criar e transformar. Utilizada de forma correta, contribui para o desenvolvimento econômico e social, e pode ser aplicada em qualquer profissão. Vale destacar que todos os programas e cursos da universidade são direcionados para apoiar o estudante em seu processo de formação, garantir a qualidade e preparar o profissional para o mercado de trabalho”, afirma.

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. No local, podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas. Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv .

Saiba mais sobre os cursos: Cursos _ Univesp |

Acesse a portaria completa do Vestibular 2026: vestibular.univesp.br

Cronograma do Vestibular 2026 – próximas datas

Datas 

 

Etapa 

 

15/04/2026, a partir das 10h 

 Publicação oficial dos locais de prova e Convocação para a Prova: vestibular.univesp.br

26/04/2026 

 Aplicação da Prova e Redação

 Abertura dos portões a partir das 12h

 Fechamento dos portões às 12h40min

 Início da Prova Objetiva e de Redação às 13h

27/04/2026, a partir das 15h 

 Divulgação do Gabarito Oficial

28/04 até 29/04/2026 

 Recurso referente ao Gabarito Oficial

01/06/2026, a partir das 15h 

 Divulgação da análise dos recursos contra o Gabarito Oficial

01/06/2026, a partir das 15h 

 Publicação do resultado oficial e da 1a chamada  

02/06 a 08/06/2026 

 Data para os candidatos convocados na 1ª chamada efetivarem a matrícula

10/06/2026, a partir das 15h 

 Publicação da 2ª chamada

11/06 a 15/06/2026 

 Data para os candidatos convocados na 2ª chamada efetivarem a matrícula

17/06/2026, a partir das 15h 

 Publicação da 3ª chamada

18/06 e 19/06/2025 

 Data para os candidatos convocados na 3ª chamada efetivarem a matrícula

22/06/2026  

 Previsão de Início do período letivo

 

Sobre a Univesp

 Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 88 mil alunos, entre estudantes de graduação e pós, e dez cursos oferecidos nos últimos vestibulares – Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração, Processos Gerenciais e o novo de Bacharel em Inteligência Artificial. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2026, a universidade possui 462 polos e está presente em 392 municípios do Estado, representando mais de 60% do território paulista.