09/12/13

A semana de 9 a 15 de dezembro oferece uma gama de eventos interessantes no céu a serem observados a olho nu. Neste período, os planetas Vênus, Júpiter e Marte podem ser vistos, respectivamente, nas constelações de Sagitário, Gêmeos e Virgem.

Também nesta semana poderemos observar a chuva de meteoros mais ativa dos últimos anos, com pico de atividade na noite do dia 13 para 14. O fenômeno acontece quando os meteoros ficam mais frequentes e o rastro de poeiras que deixam é observado da Terra como uma série “estrelas cadentes”.

Saiba como e quando observar a chuva de meteoros com o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade federal de São Carlos (UFSCar):

Céu da semana

Todas as semanas, Gustavo Rojas apresenta na UNIVESP TV dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.

Imagem: Reprodução/ Juraj Tóth/ Astronomical and geophysical observatory, Comenius University