Confira na série Descubra SP, da UNIVESP TV, as mudanças no perfil de matrículas no ensino básico na última década

03/06/15

Descubra São Paulo é uma produção realizada em parceria da UNIVESP TV com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), que traz estatísticas e análises dos números do Estado a partir de estudos produzidos pelo órgão.

Nesta série de vídeos curtos, dados mostram como a educação básica passou por uma rápida expansão nos últimos anos, sendo universalizada na década de 1990, e de que modo as matrículas em escolas particulares de ensinos fundamental e médio cresceram na última década.

Entre os anos de 2002 e 2013, a população com faixa etária entre 5 e 17 diminui de 44 para 42 milhões. Consequentemente, as matrículas no ensino básico público têm diminuído ano a ano. Já as matrículas em escolas particulares de ensino fundamental e médio cresceram na última década, representando 14,5% do total no Brasil e 17% no Estado de São Paulo.

O perfil das matrículas nos setores fundamental e médio em escolas públicas e privadas parece seguir um padrão relacionado à qualidade da educação pública dos municípios, de acordo com o índice de Desenvolvimento da educação Básica (Ideb), bem como a renda familiar.

Veja mais informações nos vídeos abaixo:

Descubra SP – A educação privada em São Paulo – parte 1

Descubra SP – A educação privada em São Paulo – parte 2