Cesar Augusto Nogueira, do curso de Engenharia de Computação, venceu com seu grupo o hackathon voltado ao turismo da cidade

22/03/19

O aluno do primeiro ano de Engenharia de Computação, polo Campinas, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Cesar Augusto Nogueira, de 28 anos, ganhou no último sábado (16/03), com sua equipe, o hackathon ClassHack. A maratona de programação e marketing foi direcionada à divulgação do turismo no município de Santa Bárbara D’ Oeste.

O desafio contou com 24 participantes, em seis grupos interdisciplinares, com duração de mais de 12 horas. A equipe de Cesar teve como integrantes a estudante de Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, Andrezza Tavares Belle, o estudante de Ciência da Computação da Unicamp, Lucas Francisco, e a estudante de Comunicação da Universidade de São Paulo, Raíra Torrico.

De acordo com Cesar, a escolha das equipes foi pré-definida pela organização do evento. “Eu achei bem interessante esse requisito, pois assim pude conhecer outras pessoas, outras vivências, e o resultado deu certo! ”, disse o aluno da Univesp.

Os jovens desenvolveram o chatbot inteligente “Fala, Canito! ”, que compartilha informações sobre eventos, campeonatos, fatos históricos e notícias da cidade. A tecnologia pode ser acessada tanto por plataformas sociais online, como Whatsapp e Facebook, como via assistente pessoal virtual e SMS. “O nome do projeto foi inspirado na mascote de Santa Bárbara, chamada Canito, popular por representar historicamente a produção de cana- de- açúcar na região”, explicou Cesar.

Os critérios para a avaliação dos competidores basearam-se na criatividade da solução, completude, manutenção, execução e adequação às necessidades dos turistas e cidadãos. O grupo vencedor foi premiado com um dia na Comic Con Experience 2019, além de uma visita a sede da ClassApp, onde terão um bate-papo com o CEO da startup, Vahid Sherafat.

Esta foi a quinta maratona de Cesar e, em todas as outras, o estudante foi classificado com suas equipes entre os dez finalistas. “Estive no Hackathon da Globo, em 2016, no Rio de Janeiro, no Hackathon Petrobrás, em 2017, também no Rio, no Hackathon Bosch 2018, em Campinas e na Batalha de Dados Itaú, em 2018”, afirmou.

O projeto piloto de “Fala, Canito! ” será avaliado pela Prefeitura para ser implantado em futuras ações.

Com informações da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara D'Oeste