Site reúne informações sobre animais desaparecidos com o apoio de Organizações Não Governamentais (ONGs)
Os estudantes dos cursos de Tecnologia da Informação, Ciências de Dados e Engenharia de Computação, do polo de Penápolis, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Bruno Henrique Pinto, Caique da Silva, Hebert do Nascimento, Lucas Tropardi, Sidiel de Souza, Talles Marqui Guilherme, Thais Marques Guilherme e Valter de Oliveira, tutorados por Edson Perger, desenvolveram a plataforma digital “KD meu PET”, direcionada para publicação de animais perdidos e encontrados, na cidade de Penápolis, no interior paulista. A proposta foi tema do Projeto Integrador produzido em 2022.
Por meio de aplicação web, foi criado o site https://kdmeupetplis.com.br/ , uma ferramenta de fácil acesso, que além de reunir informações sobre os animais perdidos e achados, permite facilitar a comunicação entre donos de pets e Organizações Não Governamentais (ONGs). De acordo com pesquisa feita pelos estudantes, os tutores costumam postar publicações de pets desaparecidos nas redes sociais ou em grupos de WhatsApp, que devido a grande quantidade de participantes e assuntos aleatórios, se tornam pouco eficazes.
Segundo o grupo, o projeto visa solucionar esses desvios de informações. A plataforma categoriza os animais pelo nome, raça, cor e tamanho, junto às informações de contato do dono, com cruzamento de informações de diferentes postagens, em diversas mídias. A ferramenta foi desenvolvida na linguagem de programação PHP, com utilização do MySQL, como um sistema de gerenciamento de banco de dados, o GitHub para controle de versão do site, com um servidor próprio em nuvem criado com Raspberry Pi e um microcomputador de placa única. O site está em funcionamento e pode ser acessado de qualquer navegador (browser) em qualquer dispositivo com acesso à internet.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista.
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp