Projeto Integrador une livros e música clássica para estimular a leitura entre as crianças

23/08/19

Por Prefeitura de Capão Bonito e Univesp

Os alunos de Pedagogia, do polo de Capão Bonito da Univesp, Carolina Helena Meira, Claudio Costa De Lima Junior, Marilene Vieira Suntaque Silva, Sabrina Nascimento de Queiroz, Sara da Conceição Alves Da Silva Teles e Wagner Antonio Dos Santos aplicaram na escola municipal Professora Sumie Tereza Matsuura Baldissera o Projeto Integrador do último semestre.

Após pesquisa com os docentes, o grupo constatou que a escola não possuía um ambiente onde se pudesse ter acesso à leitura. Além do espaço, a instituição também não disponibilizava livros literários, o que dificultava o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita.

Com isso, surgiu o interesse dos futuros pedagogos em buscar maneiras para solucionar o problema e levar para unidade o hábito da leitura. Por meio do Projeto Integrador, foram realizadas pesquisas e parcerias para a instalação da ‘Sala de Leitura Profa. Sueli Souto’, que incluiu a arrecadação de livros e materiais com os alunos e moradores da região, e a montagem de um ambiente atraente.

A música também foi aliada na criação do espaço. Os estudantes de Pedagogia instalaram no local um aparelho de som para tocar músicas clássicas, instrumentais, enquanto as crianças imergem no mundo de fantasia dos livros.

Na inauguração da nova sala, os universitários notaram nos alunos o encanto por cada detalhe e a vontade de permanecer no ambiente para realizar a leitura. Nos dias seguintes, foi elaborado um cronograma para que todas as séries tivessem um horário para permanecer no local. De acordo com os professores da escola, o Projeto Integrador teve uma avaliação positiva e sucesso absoluto em toda a comunidade.