Exame Nacional de Desempenho de Estudantes é direcionado aos ingressantes das turmas de 2014

05/09/19

Os alunos das Engenharia de Produção e Computação, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), ingressantes na turma de 2014, e que concluirão o curso até julho de 2020, devem participar do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), no dia 24 de novembro de 2019. A iniciativa avalia o domínio dos concluintes de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridos em seu processo de formação.

O Exame é direcionado aos ingressantes das turmas de 2014, com mais de 50% da carga horária do curso e que o concluirão até julho de 2020. De 02 de setembro a 21 de novembro, o QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE estará disponível para preenchimento no endereço: inep.gov.br. O preenchimento do questionário é exigido para os alunos que participarão do ENADE.

O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante na prova constará em seu histórico escolar. O aluno concluinte e que estiver relacionado para este exame só poderá colar grau após a sua participação, que o colocará na situação de “regular perante o ENADE”.

Para a Diretora Acadêmica da Univesp, a participação da universidade é um grande passo institucional. “Por meio do exame é possível verificar o nível de atualização dos estudantes em relação à realidade brasileira e a integração com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que é formado pela avaliação dos alunos e das instituições. É importante que todos participem e preencham o questionário do estudante, para não ter qualquer implicação na colação de grau”, ressalta.

A divulgação dos locais das provas será feita no Sistema Enade a partir de 8 de novembro. Em data oportuna, a Diretoria Acadêmica enviará comunicados aos estudantes com mais detalhes.

A importância dos resultados do ENADE

Os principais indicadores de qualidade na educação superior são: Conceito ENADE, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), normatizados pela legislação federal estabelecida na Portaria Normativa GM/MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018. Estes indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a Educação Superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Os resultados do ENADE, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se em dados e informações fundamentais para o cálculo de qualidade da educação superior normatizados pela Portaria Normativa GM/MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018.

Como boa parte destes indicadores advém diretamente das respostas que o aluno dará ao Questionário do Aluno e na prova do ENADE, destacamos a importância do empenho e seriedade do estudante nas fases avaliativas. Um bom resultado nestas etapas contribuirá para o reconhecimento da sociedade ao seu curso e ao seu diploma.

Os discentes que já foram inscritos no ENADE e poderão concluir o curso a partir de setembro de 2019 até julho de 2020, terão acesso a “disciplina” 'Conheça o ENADE', disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem. No sistema, já consta um simulado do Questionário do Estudante e progressivamente serão oferecidas provas de exames anteriores.