Material foi entregue a profissionais da saúde para auxiliar na prevenção do coronavírus

24/04/20


Com informações da Fundação Inova Prudente 


Estudantes do polo de Presidente Prudente, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), se uniram para ajudar na luta contra o coronavírus. Os discentes Marina Flávia, Raphael Veríssimo e Thiago Tufolo confeccionaram 330 máscaras em impressora 3D para profissionais de Unidades de Pronto Atendimento 24h, centros odontológicos públicos e do serviço 192. A entrega foi realizada na última semana (14/04) ao secretário da Saúde, Valmir da Silva Pinto, e ao Hospital Regional de Presidente Prudente, com o apoio do diretor-presidente da Fundação Inova Prudente, local onde funciona o polo, Bruno Carnelóss. 

Para a produção das máscaras foram utilizados filamentos plásticos (PLA e ABS), elásticos de costura, folha de acetato (0,3mm), spray de fixação para cabelos e energia elétrica.  

De acordo com a aluna Marina Flávia, o grupo seguiu o exemplo de outras pessoas que estavam utilizando a tecnologia para ajudar quem está na linha de frente da pandemia. “Vimos o projeto de máscara facial Higia se espalhar nas redes sociais. Resolvemos aderir a ideia e colaborar com os profissionais da saúde da nossa região”, afirmou.  

Para o secretário da Saúde, as máscaras servirão como barreira de proteção aos técnicos. "Essa ação demonstra que todos os setores estão sensibilizados em apoiar os profissionais da saúde a ter segurança na assistência prestada aos pacientes”, disse Valmir. 

Segundo o diretor-presidente da Fundação Inova Prudente, a inovação tem sido uma das principais armas contra a atual pandemia. “É nosso dever contribuir no que for possível para ajudar no combate ao covid-19", ressaltou Bruno. 

Os interessados em auxiliar na produção de máscaras podem contribuir pelo link: http://vaka.me/971608. Alimentos e produtos de limpeza também podem ser entregues à Secretaria de Assistência Social para serem distribuídos aos munícipes que estão em situação de risco e vulnerabilidade. 

undefined