Projeto Integrador de alunos de Engenharia de Computação visa amenizar problemas respiratórios causados pela poluição

27/09/19

Preocupados com a qualidade do ar no município de Sertãozinho, os alunos Adriano Felício, Adriano de Oliveira, Erick Vieira, Josiane do Nascimento, Osmar Augusti Junior, Rogério Rodrigues e Uindsor de Souza apresentaram o Projeto Integrador ‘Filtros de Ar Lung Project’. O grupo elaborou um aparelho construído com peças impressas em 3D para aspirar o ar poluído, remover partículas sólidas que prejudicam a saúde e devolver ar limpo ao ambiente.

Para idealizar o projeto, os estudantes analisaram o cenário da cidade, relacionando dados da frota municipal veicular, clima característico e meio ambiente. “Fizemos estudos sobre o impacto dos poluentes veiculares na saúde, do volume de precipitação e a variação de ventos que poderiam influenciar na dissipação da poluição e do baixo índice de vegetação original em Sertãozinho”, explicou o aluno Adriano Felício.

Diante do quadro, a equipe identificou problemas respiratórios na população local e sugeriu o desenvolvimento de um protótipo de baixo custo para filtrar a poluição em pequenos ambientes. A estrutura do aparelho tem dimensões aproximadas de 65cm x 30cm x 30cm e feita em MDF (Medium Density Fiberboard), material originário da madeira. “Usamos peças como cantoneiras e flanges de acabamento de polímero plástico ABS (Acrylonitrile Butadiene Styrene), desenhadas exclusivamente para a estrutura em MDF, tampa de acrílico translúcido frontal, pés de borracha comercial e equipamos com motor de 1/4 CV (cavalo) – 2600 RPM (rotação por minuto), acoplado ao aspirador ‘Turbo Blower’, produzido para o sistema”, detalhou Adriano.

Os alunos realizaram diversos testes para aperfeiçoar o equipamento. De acordo com o grupo, o projeto final se mostrou viável e adequado. “Com o uso do aparelho, o ambiente seria mais agradável, menos poluído e não teríamos a sensação de ‘clima abafado’. Além disso, a população não sofreria com problemas de saúde, causados por excesso de poluição ou poeira”, disse o estudante.

A iniciativa chamou a atenção de autoridades locais. A apresentação do Projeto Integrador no polo de Sertãozinho contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Gallo, e da diretora do Departamento de Gerenciamento de Convênios e Programas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Edna Figueiredo.

Confira o vídeo do Projeto Integrador, aqui.

undefined