Acompanhe a continuação da explanação sobre esse tipo de estrela e confira os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 16 de agosto

11/08/15


O astrofísico Gustavo Rojas apresenta semanalmente, no programa Céu da Semana, da UNIVESP TV, dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.

Continuando a explanação do vídeo da semana passada, sobre a descoberta das estrelas anãs brancas pelo matemático e astrônomo alemão Friedrich Wilhelm Bessel, no século XIX, Rojas conta que parecia impossível explicar como deter o colapso gravitacional da anã branca. O enigma permaneceu por vários anos, até que avanços da mecânica quântica dessem nova luz para os astrofísicos. Em 1926, o físico Ralph Fowler (1889-1944) percebeu que esta matéria poderia ser descrita como uma rede de íons positivos cercada por um mar de elétrons. Mas, a aplicação de mecânicas quânticas nos cálculos de evolução estelar não agradou muito os astrônomos mais conservadores.

Nesta semana o planeta Mercúrio volta a ficar visível até o entardecer, a oeste, na constelação de Leão, e pode ser observado até as 19h00. No domingo (16/08), a Lua crescente fica acima desse planeta. Saturno também fica visível no começo da noite, no alto do céu, na constelação de Libra, e pode ser visto até 00h30.

Assista ao vídeo, saiba mais sobre a aplicação da mecânica quântica nos cálculos de evolução estelar e confira os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados no céu até 16 de agosto: