Na abertura do segundo semestre, Aula Inaugural com o economista Rodrigo Capelato

25/08/17


Na semana de 21 a 25 de agosto, a Univesp recepcionou os alunos ingressantes nos novos cursos de graduação com uma Aula Inaugural que contou com a presença do Diretor Administrativo da Univesp, Ricardo Bocalon, e do economista Rodrigo Capelato, na ocasião falando sobre o tema “A Formação a Distância e o Novo Mercado de Trabalho”.

No último vestibular, realizado em 23 de julho, ingressaram 16.780 novos alunos para os cursos de Pedagogia, Licenciatura em Matemática, Engenharia de Produção e Engenharia da Computação, que são oferecidos em 100 novos polos espalhados pelo estado. Totalizando mais de 18 mil alunos, a Univesp cumpre uma agenda de ampliação no número de vagas e de novos cursos, que devem ser ofertados a partir de 2018.

A aula inaugural abriu a agenda do semestre, com a presença do Diretor Administrativo, Ricardo Bocalon, dando boas-vindas, “...cumprimentando cada um dos alunos que prestaram o maior vestibular da história de São Paulo, com mais de 68 mil concorrentes, no maior programa de expansão universitária do estado de São Paulo e de inclusão universitária do Brasil”.


undefined

Ricardo Bocalon, Diretor Administrativo da UNIVESP


Em seguida, em entrevista para a Univesp TV, o economista Rodrigo Capelato, diretor executivo do Semesp – Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior do Estado de São Paulo, que é especialista em Ensino superior, falou sobre os diversos desafios desta modalidade de ensino, bem como do novo mercado de trabalho, que vem se adaptando a essa nova realidade. O economista ressaltou a riqueza da educação a distância, que permite outros modelos de ensino e aprendizagem na formação do futuro profissional.

Capelato apontou as dificuldades encontradas pelo aluno EaD, afirmando que “...um dos maiores desafios no Ensino Superior é a desistência dos alunos, quase a metade desiste principalmente no primeiro ano. É muito importante o aluno Univesp enxergar que num primeiro momento pode ser difícil, ainda mais que é uma atividade totalmente diferente, mas que, passada esta primeira etapa a gente consegue entender, ir com mais facilidade e depois a recompensa é muito grande. ” 

  
 

undefined

Rodrigo Capelato, Diretor Executivo do SEMESP


Na visão do economista, o Ensino a Distância supre lacunas de acesso ao ensino superior por jovens e adultos que não tiveram oportunidade de estudar no tempo regular por diversos motivos, sejam eles financeiros ou estruturais, por falta de uma instituição de ensino superior em sua cidade. Dessa forma, a Univesp cumpre seu papel, proporcionando ensino gratuito de qualidade.

Capelato enfatizou ainda que “...o ensino superior, além da formação do cidadão, traz um benefício financeiro muito grande. O prêmio salarial para quem faz ensino superior no Brasil ainda é muito alto”.

A Aula Inaugural fez parte da primeira semana de acesso dos novos alunos ao Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, plataforma digital onde se dará a mediação do conhecimento, que se inicia agora.

Capelato encerrou a entrevista com uma mensagem de motivação aos alunos ingressantes. “... [os alunos devem] concluir o curso com qualidade; o mercado de trabalho exige competências, exige conhecimento e o uso das ferramentas, habilidades e competências; concluir o curso com profundidade. Não é fácil, mas não pode desistir. Vencer o desafio se torna uma virtude que lá na frente será muito apreciada na hora de ser contratado. O perfil de empreendedor do aluno a distância é uma qualidade desejada no mercado de trabalho”.

 

A Aula Inaugural pode ser conferida no endereço:

https://univesp.br/aula-inaugural