Historiador da USP fala do seu livro recém-lançado, que traz reflexões sobre a atual situação de caos ambiental em que vivemos

11/11/15

O historiador Luiz Marques, professor do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, fala em entrevista para a UNIVESP TV sobre seu livro mais recente, Capitalismo e Colapso Ambiental (Ed.Unicamp, 2015), que traz uma profunda reflexão sobre a atual situação de caos ambiental em que vivemos.

Marques analisa a responsabilidade de governos e empresas pela degradação do meio ambiente que, segundo o pesquisador, além de aumentar a cada dia, está profundamente ligada ao modo de produção capitalista. O historiador defende que enquanto a sociedade for organizada desta forma não será possível reverter a destruição ambiental.

“Se o capitalismo não se expande, ele entra em crise. […] E a expansão do capitalismo, desde meados do século XX, vem se chocando os limites do planeta”, argumenta.

Assista à entrevista e saiba mais sobre o assunto: