Especialista fala sobre os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 24 de maio

19/05/15


Todas as semanas, o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, apresenta na UNIVESP TV dicas de como olhar para o céu.

No céu desta semana, é possível observar, a olho nu, no começo da noite, o planeta Vênus, a oeste, na constelação de Gêmeos, até às 20h30. Na noite de 21 de maio, a lua crescente fica ao lado da estrela D´alva. Também no começo da noite, Júpiter pode ser visto a norte, na constelação de Câncer, e fica visível até às 23h30.

Na noite de 22 de maio, o planeta Saturno atinge a oposição – nesta ocasião, o planeta fica na direção oposta ao Sol, quando visto da Terra. É a melhor época do ano para observar o planeta dos anéis, que pode ser visto durante toda a noite, na constelação de Libra. Em 23 de maio, a lua passa ao lado do maior planeta do sistema solar, Júpiter.

No vídeo, Gustavo Rojas fala da eclipse de 1919, quando uma expedição organizada para observar a eclipse total do sol permitiu que fosse comprovada uma das previsões da Teoria da Relatividade Geral proposta por Albert Einstein (1879-1955) em 1915: o desvio da luz.

Assista ao vídeo e confira como o eclipse de 1919 ajudou a confirmar as previsões de Einstein: