Confira os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 14 de junho e entenda o evento que foi considerado um marco na história da astronomia
Todas as semanas o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI), da Universidade Federal de São Carlos, apresenta, na UNIVESP TV, dicas de como olhar para o céu, que constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos do período.
No céu desta semana é possível observar, a olho nu, o planeta Vênus, que pode ser visto no horizonte oeste, na constelação de Câncer, até às 20h30. Também no início da noite Júpiter está visível a Norte na constelação de Câncer, ficando visível até 22h00. Saturno aparece à noite a leste, na constelação de Escorpião e fica notório até às 05h30.
No vídeo, Rojas traz informações sobre “O Grande Debate”, evento promovido pela Academia de Ciências de Washington, que ocorreu em abril de 1920 e foi considerado um marco na história da Astronomia. A polêmica envolveu o astrônomo Harlow Shapley (1885-1972) que acreditava que a Via Láctea era a única galáxia do Universo. Já Heber Curtis apostava na existência de inúmeras galáxias. Ele se baseava em evidências observacionais, incluindo a presença da faixa de poeira e estrelas novas nessas nebulosas.
Assista ao vídeo e descubra o que pode ser observado no céu desta semana:
Mais de Notícias
-
Curso de Introdução à Libras – Inscrições abertas!
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 819 vagas na região Central
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 762 vagas na região de Ribeirão Preto
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 978 vagas na região de Bauru
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 390 vagas na região de Barretos