Descubra também como se deu a introdução do conceito astronômico de populações estelares por Walter Baade, na década de 1940

11/12/15


Uma chuva de meteoros poderá ser observada a olho nu na noite do próximo domingo (13/12). Chamados de Geminídeos, por terem origem na constelação de Gêmeos, os meteoros ficarão mais visíveis por volta das 23h00, a leste. A lua fina e crescente deverá garantir um céu escuro, propício para observar esse tipo de evento astronômico.

Essas e outras informações podem ser conferidas no vídeo mais recente da série “Céu da Semana”, da UNIVESP TV. Além de trazer dicas de como olhar para o céu, o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, fala neste episódio sobre Walter Baade, astrônomo e astrofísico europeu que fez contribuições importantíssimas no campo da astronomia, como a introdução do conceito de populações estelares, na década de 1940.

Naquela época de guerra, a cidade de Los Angeles sofria blecaute durante a noite, para dificultar os possíveis bombardeios japoneses. Baade mirou o telescópio de 100 polegadas para o núcleo da Galáxia de Andrômeda e obteve imagens com profundidade inédita: conseguiu identificar estrelas individuais no núcleo da galáxia, algo nunca feito até então.

O que ver no céu desta semana

No céu desta semana, Júpiter, Marte e Vênus continuam visíveis durante a madrugada. Júpiter é o primeiro a aparecer: surge a leste na constelação de Leão, a partir da 01h30. Em seguida vem Marte, que pode ser observado a partir das 03h00. Vênus, o mais brilhante dos planetas, aparece às 03h30, a leste na constelação de Libra.

Assista ao vídeo: