Documentário conta experiências inovadoras de educação em vários lugares do Brasil

06/08/14

Antonio Lovato e Raul Perez são diretores do documentário Quando sinto que já sei, que relata experiências educacionais inovadoras em vários lugares do Brasil. Influenciados pelo que viram na Escola da Ponte, em Portugal, os jovens cineastas registraram crianças e tutores em ação, conversaram com pesquisadores e mostraram que uma educação diferente é possível e tem acontecido em diversas escolas pelo país.

A relativização do espaço e tempo da aprendizagem, do papel do professor e o modo de avaliar os alunos são assuntos em discussão. O filme, realizado com financiamento coletivo, estreou em julho deste ano, em São Paulo, e tem exibições previstas em várias cidades brasileiras e no exterior.

Em entrevista para o programa Educação Brasileira, da UNIVESP TV, os cineastas contam como surgiu a ideia de criação do projeto, além do significado do nome dado ao filme. Lovato e Perez fazem também uma análise e opinam sobre o que foi visto por eles durante as filmagens.

Veja o vídeo da entrevista com os cineastas Antonio Lovato e Raul Perez: