Universidade tem o melhor desempenho entre as brasileiras na segunda edição do KCF University Cup
O Clube de Xadrez dos Estudantes da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) participou neste fim de semana (05 e 06/02) da segunda edição on-line do Torneio Internacional de Xadrez KCF University Cup, promovido pela Kasparov Chess Foundation. O time univespiano atuou com 16 atletas, divididos em três equipes, e alcançou o 43° lugar no placar geral de classificação e o 1° da América do Sul, entre 146 equipes e 691 jogadores, representando mais de 70 universidades, de mais de 25 países, de todos os continentes.
Os atletas da Univesp jogaram com universidades do Brasil, Indonésia, Estados Unidos, Croácia, Guatemala, Fiji, Rússia, Itália, Inglaterra e Índia. A copa aconteceu em nove rodadas, divididas em dois dias, com ritmo de jogo de 10 minutos, mais 5 segundos de incremento, com emparceiramentos realizados pela própria organização do campeonato.
De acordo com o aluno de Engenharia de Computação, do polo de Diadema, e um dos administradores do Clube de Xadrez, Alessandro Santiago, o time da Univesp alcançou o 1° lugar entre as universidades brasileiras após nove partidas, jogadas nos dois dias de competição. “Ficamos à frente de renomadas instituições, como a USP, PUC, UFABC, UFMG, UFJF, IFSP, UFSCAR, ITA, UNINOVE e UNITAU, todas com equipes de muita qualidade. Nos classificamos como a primeira no Brasil, a primeira na América do Sul e a 43ª em todo o planeta! Estamos muito felizes!”, comemorou o discente.
O destaque da Univesp foi o atleta Felipe Cordeiro, do curso de Pedagogia, polo Mauá, classificando-se como o 2° melhor enxadrista brasileiro do torneio, conquistando a 66° posição entre os mais de 690 competidores e 81° pelos critérios de desempate. “Felipe realizou excelentes partidas com jogadores fortíssimos, como o bicampeão paraguaio e Mestre Internacional Guillermo Vásquez, de 2545 FIDE, que representou a Universidade do Texas”, contou Alessandro.
O torneio teve ainda a presença do ex-campeão mundial Garry Kasparov, considerado o maior enxadrista de todos os tempos.
Sobre o Clube de Xadrez
Agremiação sem fins lucrativos, fundada em julho de 2020 pelos próprios educandos da Univesp, com o objetivo de difundir a prática do xadrez on-line na quarentena, devido à pandemia de coronavírus. A iniciativa é voltada aos alunos e qualquer pessoa da universidade (docentes, técnicos, profissionais da área de pesquisa e colaboradores). A participação é livre, voluntária, gratuita e direcionada fundamentalmente ao jogo de Xadrez.
Administradores: Alessandro Santiago (polo Diadema), Arthur de Aquino (polo Parque Tecnológico de São José dos Campos), Fernanda Wigner (polo Diadema) e Isabel Soares Santos (polo Poá). Interessados em integrar o Clube podem enviar e-mail para: clubedexadrez.univesp@gmail.com .
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp