Ainda, conheça as descobertas sobre o perfil geológico de Plutão a partir de imagens enviadas pela sonda New Horizons

25/08/15


Todas as semanas, o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, apresenta, na UNIVESP TV, dicas de como olhar para o céu, que constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos do período.

Nesta semana, no início da noite, o planeta Mercúrio surge ao entardecer a oeste na Constelação de Virgem e pode ser observado até as 20h00. No alto do céu, também no começo da noite, está o planeta Saturno, na Constelação de Libra, até 0h00. O mais brilhante dos planetas, Vênus volta a ser visível esta semana, ele aparece a leste na constelação de Câncer a partir das 05h00.

No vídeo, Rojas relembra o momento histórico da exploração espacial que ocorreu em julho deste ano – a passagem da sonda New Horizons por Plutão – e dá sequência ao assunto desta semana, falando sobre as descobertas sobre o perfil geológico de Plutão a partir de imagens de alta qualidade enviadas pela sonda, que viajou quase dez anos e dois bilhões e meio de quilômetros para chegar até lá.

Assista ao vídeo, saiba mais sobre a expedição da sonda New Horizons em Plutão e confira os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 30 de agosto: