Iniciativa busca valorização e o aprimoramento científico e tecnológico de profissionais de engenharia do sistema CONFEA/CREA-SP

13/09/19

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP, a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp e a Universidade Virtual do Estado de São Paulo – Univesp, assinaram convênio voltado à capacitação técnica e aprimoramento de profissionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo, registrados no CREA-SP. A iniciativa oferecerá em caráter experimental mais de 900 vagas para o curso de especialização Lato Sensu “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias”. A ação é resultado de um protocolo de intenções firmado em dezembro de 2017, que previa a cooperação técnico-cientifica entre as três instituições. Informações referentes às inscrições serão divulgadas em breve.

O conteúdo, dividido em cinco módulos, com duração de 15 meses, 360 horas, com momentos presenciais e on-line, será produzido pela Univesp e Unesp, também responsáveis pelas certificações. A primeira etapa contará com metodologia científica, as seguintes abordarão diversas temáticas, entre elas, inovação tecnológica, empreendedorismo e ferramentas de negócios. A conclusão do curso acontecerá com o desenvolvimento de um Projeto Integrador, no formato de Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O CREA-SP participará da operacionalização por meio de seu Colégio de Entidades Regionais (CDER).

De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, a principal proposta é a transferência de conhecimentos e o aprimoramento na área de inovação tecnológica e novos negócios. “É fundamental que os profissionais busquem atualização nos diversos segmentos do mercado onde atuam e criem novas oportunidades. Os engenheiros devem empreender e contribuir para o crescimento econômico e inovação em todo o estado de São Paulo, bem como propagar os resultados para além de nossas fronteiras", destacou.

Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp. A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados e está presente em 330 polos do Estado, localizados em 287 municípios, mais de 44% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.

Unesp

A Unesp, Universidade Estadual Paulista, é uma universidade pública, gratuita, que está entre as maiores e melhores do País. Está presente em 24 cidades do Estado de São Paulo com 34 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 183 cursos de graduação, com mais de 38 mil alunos e 149 programas de pós-graduação, com quase 14 mil estudantes. São mais 3,7 mil professores e seis mil servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e 30 bibliotecas, com mais de 3,2 milhões de títulos.

CREA - SP

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP), o maior órgão de fiscalização de exercício profissional da América Latina, é responsável pelo controle das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos e Técnicos Agrícolas.