Pesquisadora da Unicamp fala sobre as mudanças temáticas ocorridas no cenário artístico com a migração da Bossa Nova para o MPB

07/05/15

O programa Fala Doutor, da UNIVESP TV, recebe a pesquisadora do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Daniela Vieira dos Santos, para falar sobre a sua tese As representações de nação nas canções de Chico Buarque e Caetano Veloso: do nacional-popular à mundialização.

Daniela Santos analisa canções dos compositores entre os anos 1960 e 1990 para desvelar as representações do projeto de nação incorporadas pela Música Popular Brasileira (MPB). A hipótese principal que conduz o estudo é de que a canção MPB como representativa de projetos nacionais tende a declinar a partir dos anos 1980. Ela fala do conceito do luto e da melancolia de Sigmund Freud, aplicado à canção de Chico e Caetano.

A pesquisadora diz que, apesar de Chico e Caetano terem inspirações na Bossa Nova, com Tom Jobim e João Gilberto, há uma mudança temática com a MPB – instituição sociocultural que se consolida no fim dos anos 60, antes denominada Moderna Música Popular Brasileira (MMPB).

“Chico leva mais a Bossa Nova em suas canções, ou seja, ele é mais tradicionalista. Já o Caetano é renovador, porque ele tenta romper esse movimento e entra em cena com uma perspetiva mais moderna”, comentou.

A crise social e econômica dos anos da ditadura é captada nas obras de artistas das mais diferentes esferas. Somente a partir da década de 80, segundo a pesquisadora, a canção MPB entra em declínio. Ela afirma que com o passar dos anos surgem outras tendências, e a MPB não consegue captar mais com tanta criticidade a matéria sócio, histórica e contemporânea.

Assista à entrevista: