Dicas de economia

05/06/23


Hoje, 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída em 1972, durante uma conferência em Estocolmo, liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da data é chamar a atenção da população para os problemas ambientais e mostrar a importância da preservação dos recursos naturais.  

O planeta precisa do nosso cuidado! Temos que nos conscientizar com boas ações. Que tal começarmos com mudanças de hábitos que fazem a diferença?

Já parou para pensar que ao desligar o monitor do seu computador, você contribui muito para a preservação ambiental?  

Um computador ligado durante uma hora por dia consome 05 Kwh por mês. No decorrer de um ano, ao se desligar o computador pelo período de 60 minutos, deixa-se de emitir 18 kg de gás carbônico – um dos responsáveis pelo efeito estufa – na atmosfera. O volume corresponde ao que é emitido por um carro movido a gasolina ao percorrer 120 Km.  

Então, vamos economizar!

Veja as principais dicas para contribuir com o meio ambiente em casa e no trabalho: 

1. Desligue a tela/ monitor do seu computador, quando se ausentar por mais de 15 minutos e não esqueça de desligar o computador ao sair do trabalho!! Além de contribuir para salvar a natureza, você aumenta a vida útil do aparelho.

2. Realize o descarte correto de seus resíduos. Recicle o lixo!

3. Evite a impressão desnecessária de documentos! Aliás, já contamos com o Sem Papel.

4. Apague as luzes quando sair de um ambiente ou invista em lâmpadas inteligentes, que apagam sozinhas ao detectarem que o local ficou vazio.

5. Tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando não estiverem sendo usados.

6. Aproveite a luz natural dos ambientes.

7. Sempre confira as informações a respeito da eficiência energética dos eletrodomésticos antes de efetuar a compra. Aparelhos com a letra “A” consomem menos eletricidade.

8. Prefira as lâmpadas LED, pois além de economizarem, são recicláveis.

9. Chuveiros elétricos são os grandes vilões da conta de energia. Busque por modelos mais econômicos e reduza o tempo do banho.

10. A geladeira também precisa de atenção, nunca a encoste na parede, mantenha sempre limpa e confira frequentemente as borrachas de vedação.

11. Deixe as roupas acumularem para fazer uso da máquina de lavar, assim você economiza água e energia.

12. Converse com a sua família e amigos sobre a importância de economizar!