Livro traz denúncias de violência e escravidão cometidas contra indígenas brasileiros, peruanos e colombianos pela Peruvian Amazon Company
O tema deste programa da série Livros, da UNIVESP TV, é a primeira edição em português do Diário da Amazônia, do poeta e revolucionário irlandês Roger Casement. Lançado neste ano pela Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e organizado pelas pesquisadoras Laura Izarra e Mariana Bolfarine, o livro relata o resultado de duas viagens de investigação que Casement, então cônsul-geral britânico no Brasil, fez à região do Alto Amazonas em 1910 e 1911.
O alvo eram as denúncias de violência e escravidão cometidas contra indígenas brasileiros, peruanos e colombianos pela Peruvian Amazon Company, empresa exploradora da borracha financiada pela Bolsa de Londres. Roger Casement constatou, registrou e denunciou as atrocidades perpetradas contra os trabalhadores – uma iniciativa pioneira pelos direitos humanos.
Laura Izarra é professora livre-docente e coordena a Cátedra de Estudos Irlandeses W.B.Yeats da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), da qual a doutora Mariana Bolfarine, responsável pela tradução do diário, é pesquisadora.
Assista ao programa:
Mais de Notícias
-
Provão Paulista libera 10 mil vagas para o segundo semestre
-
Univesp oferece 54 vagas para supervisor pedagógico em Processo Seletivo Simplificado
-
Univesp abre Concurso Público para a contratação de 17 professores doutores
-
Univesp realiza I Solenidade de Formatura de 2025
-
Inscrições para credenciamento de docentes conteudistas da Univesp vão até 26 de março