Confira videoaula da disciplina Sociologia da Educação do curso de Licenciatura da UNIVESP

22/06/15

Ana Maria Klein, formadora da disciplina Sociologia da Educação, do curso de Licenciatura da UNIVESP, recebe o professor Solon Viola, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, para falar sobre os direitos humanos na América Latina e no Brasil.

A aula aborda as questões relacionadas à representação social dos direitos humanos na sociedade brasileira. ”A cidadania está muito restrita à dimensão da representação, nós entregamos a nossa capacidade democrática de decisão aos nossos representantes”, analisa Solon.

O professor fala da importância do cidadão conhecer os seus direitos. Para ele, a sociedade brasileira é historicamente feita de privilégios, e aqueles que têm privilégios têm muita dificuldade em considerar o outro como igual.

Nesse sentido, a escola teria um papel fundamental na construção da representação social dos direitos humanos e na formação dos sujeitos de direito capazes de exercer uma cidadania ativa. De acordo com Solon, “A escola precisa entender que o seu aluno é um ser humano que tem direitos e saberes […]. Ela precisa saber que existem conteúdos específicos de direitos humanos, e cada aluno precisa saber desses direitos”.

Assista à aula na íntegra: