José Pacheco explica o andamento das comunidades de apredizagem do país
O professor português José Pacheco, um dos idealizadores da Escola da Ponte em Portugal, volta ao programa Educação Brasileira, da UNIVESP TV, para falar sobre o andamento das comunidades de aprendizagem no Brasil.
Residente no país há oito anos, o educador participa de vários projetos em parceria com secretarias municipais e estaduais. Segundo ele, há pelo menos cem escolas brasileiras que trabalham sob a influência dos preceitos desenvolvidos na Ponte: alunos escolhem o que e com quem estudar, debruçam-se sobre projetos, convivem integralmente com estudantes de idades diferentes e a sala de aula deixa de existir como ambiente de ensino padronizado.
No mesmo programa, Denis Plapler, criador do Portal do Educador e um dos responsáveis pela Rede Nacional de Educação Democrática, fala das discussões do grupo sobre um novo jeito de pensar a escola. Ele faz parte da coordenação do Colégio Viver, em Cotia.
O programa Educação Brasileira contêm entrevistas onde especialistas falam sobre questões ligadas ao atual panorama da educação no Brasil.
Veja a entrevista completa do professor José Pacheco e Denis Plapler:
Mais de Notícias
-
Provão Paulista libera 10 mil vagas para o segundo semestre
-
Univesp oferece 54 vagas para supervisor pedagógico em Processo Seletivo Simplificado
-
Univesp abre Concurso Público para a contratação de 17 professores doutores
-
Univesp realiza I Solenidade de Formatura de 2025
-
Inscrições para credenciamento de docentes conteudistas da Univesp vão até 26 de março