José Pacheco explica o andamento das comunidades de apredizagem do país

05/06/14


O professor português José Pacheco, um dos idealizadores da Escola da Ponte em Portugal, volta ao programa Educação Brasileira, da UNIVESP TV, para falar sobre o andamento das comunidades de aprendizagem no Brasil.

 Residente no país há oito anos, o educador participa de vários projetos em parceria com secretarias municipais e estaduais. Segundo ele, há pelo menos cem escolas brasileiras que trabalham sob a influência dos preceitos desenvolvidos na Ponte: alunos escolhem o que e com quem estudar, debruçam-se sobre projetos, convivem integralmente com estudantes de idades diferentes e a sala de aula deixa de existir como ambiente de ensino padronizado.

No mesmo programa, Denis Plapler, criador do Portal do Educador e um dos responsáveis pela Rede Nacional de Educação Democrática, fala das discussões do grupo sobre um novo jeito de pensar a escola. Ele faz parte da coordenação do Colégio Viver, em Cotia.

O programa Educação Brasileira contêm entrevistas onde especialistas falam sobre questões ligadas ao atual panorama da educação no Brasil.

Veja a entrevista completa do professor José Pacheco e Denis Plapler: