Acessibilidade de conteúdo pedagógico foi a temática central do encontro; Univesp trabalha em projeto para aprimorar o atendimento a todos os tipos de deficiência

04/05/18

A equipe de Design Instrucional da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), participou de uma formação oferecida pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no último dia 26. O objetivo do encontro foi conhecer as práticas de acessibilidade em EaD da Unesp. A reunião foi primeiro passo para a implantação de um projeto da Univesp que prevê aprimorar o atendimento oferecido aos alunos com deficiência.

Durante o evento foram apresentados formatos, recursos e opções de como desenvolver conteúdos e adequar Learning Management Systems (LMS), audiodescrição, consultoria, direitos autorais e acessibilidade na revisão. De acordo com a Diretora Acadêmica da Univesp, Cleide Nébias, hoje, o atendimento ao aluno portador de alguma necessidade é realizado de forma personalizada. “Vamos implantar um projeto que prevê a acessibilidade no ambiente virtual de todo conteúdo pedagógico da Univesp para atingir diretamente esse público”, ressalta.

A equipe de Design Instrucional da Univesp é responsável, em parceria com os professores, pelo desenvolvimento dos conteúdos em diferentes formatos e em suas adequações para o ensino online. De acordo com a gerente de arte e criação da área, Teresa Jordão, o time está muito empenhado em pensar soluções que possam atender às necessidades específicas dos estudantes e até mesmo, na produção de materiais alternativos para apoiar a aprendizagem.

A reunião contou com a presença de representantes do NEaD, entre eles, Soellyn Bataliotti, Gabriela Alias, Uillian Vigentim e Antônio Netto.

Sobre o Nead

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi criado em 2009, diante do crescimento das iniciativas de educação a distância na universidade e do constante incentivo dos órgãos governamentais para aprimorar e oferecer essa modalidade de ensino no país.

Em números, o NEaD/Unesp já ofereceu mais de 50 cursos a distância e semipresenciais, que beneficiaram mais de 150 mil pessoas. Os cursos oferecidos possuem excelência em material didático, metodologias inovadoras, avaliação de aprendizagem e acompanhamento especializado por professores e tutores.  Essa qualidade é comprovada pelas avaliações dos estudantes, que revelam mais de 90% de satisfação.