Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, fala sobre o PNE em entrevista para a UNIVESP TV
Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, avalia o primeiro ano do Plano Nacional de Educação (PNE) e comenta a regulamentação do CAQI (custo aluno-qualidade inicial), em entrevista para a UNIVESP TV.
O especialista destaca que, entre as metas estabelecidas, a que se refere à alfabetização já não foi cumprida: “Nós deveríamos ter reduzido o analfabetismo de jovens e adultos a cerca de 93,5% da população em 2015, [mas] não conseguimos atingir esse patamar”, comenta.
De acordo com Cara, o Ministério da Educação constituiu uma comissão para viabilizar até 2019, a implementação do CAQI, dispositivo desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Para o entrevistado, trata-se de “[…] um mecanismo que organizaria a maneira como se estrutura o orçamento público na área, aumentando as iniciativas de controle social, e melhorando a qualidade na educação em cada escola pública brasileira”.
Sobre as perspectivas de avanços com a atual crise política, comenta: “O PNE é uma legislação que demanda outras legislações […], e nada está caminhando no Congresso Nacional”.
Confira a entrevista completa:
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (16)
-
Univesp inaugura polo na Escola da Inclusão
-
Univesp realiza Aula Magna com Marcelo Tas
-
Univesp realiza live de Boas-vindas
-
Univesp promove Aula Magna com Marcelo Tas