04/07/14

O modelo do ensino superior brasileiro é objeto de constante estudo e discussão, e mais recentemente uma questão bastante polêmica tem sido colocada em pauta: o pagamento de mensalidades em universidades públicas. Para debater o assunto, a UNIVESP TV convidou com os  professores Carlos Henrique de Brito Cruz e Leandro Tessler, ambos do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Contrário à cobrança de mensalidades, Brito Cruz, que é diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e ex-reitor da Unicamp (entre 2002 e 2005), argumenta que Constituição brasileira estabelece que o ensino público não deve ser cobrado, e, além disso, ele acredita que a cobrança de mensalidade pode se tornar um obstáculo para a chegada ao ensino superior.

Para Tessler, que coordenou a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp entre 2002 e 2009, a cobrança não resolve crise financeira, mas, por outro lado, do ponto de vista social, boa parte dos que ingressam no ensino superior faz parte de uma classe social que possui condições financeiras de colaborar com a instituição.

Assista ao debate: