Programa Ensino Superior, da UNIVESP TV, traz debate sobre a formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), também conhecida como ensino supletivo, é uma especialidade da educação direcionada à pessoas com idade a partir dos 15 anos, que não concluíram o ensino fundamental na idade indicada, e que muitas vezes é desenvolvida em espaços não escolares.
O programa Estúdio UNIVESP traz debate entre especialista sobre a formação de professores para a EJA. Os convidados são Silmara de Campos, que faz parte do grupo de estudos e pesquisas em educação de jovens e adultos da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, e Nonato Assis de Miranda, coordenador do curso de Pedagogia da Universidade Paulista.
Segundo Silmara, são poucas as universidades que tem em seu currículo disciplina sobre educação de jovens e adultos. “O que se observa é que ao estudarem os fundamentos da educação, o foco está mais voltado para o desenvolvimento da criança do que do jovem e do adulto. São pouquíssimos cursos de especialização para educação de jovens e adultos, é uma área que deveria ser avançada”, afirma a professora.
Nonato concorda e afirma que nos cursos de Pedagogia não se discute essa temática, que não é priorizada. Para ele, o curso deveria ser revisto.
Assista ao debate:
Mais de Notícias
-
Univesp organiza ciclo de lives temáticas no mês do professor
-
Univesp realiza II Solenidade de Formatura de 2025
-
Inep divulga resultado do Censo Superior 2024
-
Univesp, CPS, FITO e Unesp organizam Hackathon para a criação de jogos digitais voltados à gestão emergencial de desastres
-
Alunos da Univesp são destaque em hackathons