Professor da USP falar sobre a reedição de seu famoso livro em programa da UNIVESP TV

13/10/15


O programa Livros, da UNIVESP TV, recebe o sociólogo Antonio Carlos Mazzeo, professor da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, para falar sobre a reedição de seu famoso livro Estado e burguesia no Brasil (Boitempo, 2015). A obra, escrita no final da ditadura militar, discute o perfil da burguesia brasileira, bem como o caráter do Estado e da sociedade brasileira e suas formas de ação a partir da vinda dos portugueses para a América e a instalação de seu capitalismo escravista colonial.

Mazzeo inicia suas explicações sobre as diferenças entre feudalismo e capitalismo e a forma como o regime econômico se instalou em nosso país, superando as diversas fases da vida nacional: colônia, independência, primeiro e segundo impérios e república, passando pelos diversos golpes de estado que atravessamos ao longo do tempo.

Segundo o sociólogo, o livro reflete também sobre o Brasil contemporâneo. “Um Brasil com debilidades democráticas, com desigualdades profundas, legislação desigual a ponto de você ter no Rio de Janeiro, hoje, blitz da polícia que impede o ônibus de crianças e adolescentes mulatos das favelas de ir para Zona Sul. Isso vem de onde? Vem daí […], uma burguesia de origem colonial, associada aos polos centrais do capitalismo”, explicou.


Assista à entrevista: