Dispositivo “Agenda Pet” alerta os donos em datas importantes para o tratamento de seus animais

14/09/23


Os alunos de Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), do polo de Osasco, Adriano Caversan, Anderson Rodrigo Barreira, Estanislau Souza, Garbo Ganadjian, Jackeline da Silva e Thais dos Anjos, com orientação de Emilson Antônio Martinez Roveri, desenvolveram em Projeto Integrador (PI) um aplicativo para facilitar a vida de donos de pets.  

A ferramenta Agenda Pet - Software web para organização e planejamento da rotina de cães por seus tutores”, auxilia no cuidado do animal por meio de uma agenda virtual, que notifica os donos em datas importantes relacionadas ao tratamento de seus bichos de estimação. 

O projeto foi pensado em reuniões feitas entre a equipe, quando um dos participantes, que atua na área de comportamento animal, relatou para os colegas que tutores frequentemente esquecem de cuidados rotineiros com seus pets. A agenda digital foi criada para ajudar nessas tarefas e oferece alertas como castração, microchipagem, vacinas e vermifugação. 

A metodologia do Design Thinking ajudou os discentes a desenvolver a iniciativa, por processos de brainstorming, mapas mentais e pesquisa de campo. O primeiro passo foi entender quais as principais dificuldades dos donos de cães com uma pesquisa on-line. O estudo revelou que cerca de 70% das pessoas tinham problemas com a organização da rotina de seus pets e 85% afirmaram que gostariam de uma interface simples para ajudar no planejamento.  

De acordo com os alunos, em todo o processo de prototipagem da aplicação web, foram realizados testes e pesquisas com os usuários, para criar uma navegação que fosse simples e confortável para todos. 

“O software é de fácil acesso e manuseio, seja por computador ou dispositivos móveis. Basta cadastrar o pet na plataforma e usar o aplicativo. É necessário informar o nome do animal, idade, raça, sexo, se possui chip e é castrado. Há possibilidade de registrar mais de um pet e a ferramenta mandará alertas para cada animal inscrito”, ressalta o grupo. 

O site também possui uma tabela informativa com o calendário de vacinação de cães. O dispositivo web foi feito com linguagem de programação JavaScript, com aplicação dos frameworks Node JS e React JS, para conteúdo dinâmico e páginas reativas. Foram utilizados ainda o sistema gerenciador de banco de dados PostgreSQL, linguagem de marcação HTML, linguagem de estilos CSS e webdesign responsivo para a estruturação da interface. 

Para mais informações, assista ao vídeo do PI.  

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.