Grupo de Engenharia de Produção faz análise sobre êxodo urbano pós-pandemia e desenvolve guia para população migrante

18/04/24


Os alunos Lucas dos Reis, Pedro Henrique Pulfer, Rafael da Silvae Robson Ferreira, dos polos de Paraisópolis e Tiquatira, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), elaboraram um plano de conscientização para novos moradores do município de Peruíbe, litoral sul de São Paulo, com a proposta de promover uma comunicação acolhedora à população recém-chegada. O trabalho é resultado do Projeto Integrador (PI) “Êxodo Urbano – Novas Interfaces Desencadeadas Pós-Pandemia”, supervisionado pelo tutor Victor Henrique da Silva Menezes.  

O PI surge devido ao significativo volume de migração de grandes centros urbanos para regiões menos movimentadas, como Peruíbe, e mudanças no modelo de trabalho ocasionadas pelo confinamento na pandemia, tais como o home-office. A opção de trabalho remoto permitiu o distanciamento dos centros urbanos e o trabalho em locais mais afastados das grandes metrópoles.  

Além da distribuição de panfletos com orientações básicas sobre bens, produtos e serviços da cidade, os estudantes criaram um site com dicas chamado “Migrabem”. A plataforma é um guia de boas-vindas, com informações sobre saúde, segurança pública, educação, serviços, esporte e meios de comunicação local, que pode ser acessada ainda diretamente do panfleto pelo QR Code.  

A metodologia adotada incluiu uma pesquisa bibliográfica para entender as relações entre a pandemia, o êxodo urbano e a migração para pequenas e médias cidades. Os alunos fizeram uma análise de dados qualitativa e pesquisas quanto às demandas e expectativas das pessoas, assim como coletas de dados a respeito de locais de lazer e serviços de saúde que podem ser encontrados na região.  

As soluções foram testadas e receberam retorno positivo da comunidade. O trabalho ressalta a importância de estarmos preparados para os desafios que surgem em meio a transformações sociais e econômicas.  

Confira o vídeo do PI.

Sobre a Univesp 

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univespconta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está presente em 373 municípios do Estado, 58 % do território paulista.