Unidade presencial oferece os nove cursos de graduação da universidade nas áreas de Licenciatura, Engenharia e Computação

30/07/25


Nesta quarta-feira (30/07), foi inaugurado o polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), orgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), na sede da Escola da Inclusão, instituição da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), na capital paulista. A unidade presencial oferece os 09 cursos de graduação da universidade e conta com 30 alunos matriculados, ingressantes do Vestibular 2025.

A cerimônia teve as participações do secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, do secretário da SCTI, Vahan Agopyan, da secretária executiva da SCTI, Stephanie Costa, do presidente da Univesp, professor Marcos Borges, do superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Clovis Dias, da diretora da Escola da Inclusão, Lubienska Ribeiro, e da orientadora de polo, Rita de Cassia Dantas, além de alunos da Univesp e colaboradores da SEDPcD.

Na ocasião, Marcos Borges agradeceu as parcerias com a SEDPcD e SCTI. “Esse polo é muito importante para a inclusão no Estado de São Paulo. Não posso deixar de dar parabéns às secretarias que são parceiras em diversas iniciativas e aos alunos da Univesp, aqui presentes. Tenho certeza que essa unidade será modelo, com o compartilhamento de conhecimento e projetos com outros polos e instituições. A Univesp é inclusiva e oferece a oportunidade de uma graduação de excelência”, ressaltou.

Em seu discurso, Vahan falou do perfil inclusivo da Educação a Distância no Brasil. Hoje, conseguimos atender 90 mil estudantes, muito deles não teriam a oportunidade de cursar uma universidade. É uma alegria inaugurar um polo em um local onde a inclusão é a regra. O ensino superior deve ser menos eletista e mais inclusivo. Aos estudantes que ingressam, saibam que vocês estão iniciando os estudos em uma das melhores universidades públicas do país”, disse.  

 O secretário Marcos da Costa falou da importância das parcerias com as universidades. “Com o apoio das instituições públicas paulistas tivemos muitas conquistas. Queremos transformar o Estado de São Paulo em um centro de referência no desenvolvimento de pesquisas voltados à pessoa com deficiência. A Univesp é a nossa principal parceira nesse processo, com o polo, a Escola da Inclusão, Disciplina Paulista de Acessibilidade e o Curso de Introdução à Libras, que por meio da plataforma da universidade é possível ofertar três mil vagas mensais. Parabéns e sucesso a todos”, concluiu.

Polo da Univesp

O polo inaugurado é totalmente acessível, além de contar com infraestrutura para as atividades pedagógicas (computadores, impressoras e acesso à internet). No local, os discentes realizam atividades, como provas, discussões em grupo e ainda buscam serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas.

undefined

Cursos

No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação - BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos). Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre um dos três cursos. Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração). Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).

Totalmente gratuitos, os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores.

 

Escola da Inclusão

A unidade presencial funciona dentro da Escola da Inclusão, lançada em 2024. A iniciativa foi desenvolvida para proporcionar educação e capacitação profissional a de pessoas com e sem deficiência, promovendo sua inclusão social e econômica.

A Escola começou suas atividades com o curso virtual e gratuito Introdução à Libras, disponibilizando mil vagas por mês. As inscrições estão abertas a toda população e podem ser feitas diretamente no site pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/a-escola. No final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão.

Além do Introdução à Libras, a Escola da Inclusão oferece uma variedade de cursos, oficinas e workshops adaptados às necessidades específicas de cada deficiência, utilizando tecnologias assistivas e metodologias inclusivas. Também estão programados treinamentos de sensibilização para empresas e organizações, com o objetivo de promover a inclusão no mercado de trabalho.

undefined
 

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 90 mil alunos, entre estudantes de graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares – Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2025, a universidade possui 441 polos e está presente em 382 municípios do Estado, representando 59% do território paulista.