Texto de alunos do polo de Quatá foi inspirado em Projeto Integrador; evento virtual acontece em outubro

24/09/20

Os discentes de Licenciatura Ana Moro, Andréia de Barros, Joelma dos Santos, Rafael Zilliani, Samara da Silva, Simone Alves e Thainá Valentim, do polo de Quatá, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) apresentarão, em outubro, o artigo “Como a vivência familiar influencia na escola: uma proposta pedagógica para o 3° ano do ensino fundamental I”, no XXV Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE) – “Inteligência Emocional e Autodesenvolvimento”. O evento, virtual devido à pandemia, é promovido pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), de Presidente Prudente, interior de São Paulo.

O texto dos alunos é baseado no Projeto Integrador (PI) que leva o mesmo título, desenvolvido no primeiro semestre do ano. A iniciativa alerta para os efeitos negativos do bullying e como a atuação da família interfere nas ações das crianças no ambiente escolar.

No relatório final do PI, o grupo afirma que o comportamento agressivo apresentado com os colegas pode ser reflexo do que os jovens vivem na relação familiar, o que gera consequências negativas na formação como cidadãos. “O bullying escolar requer um olhar crítico por parte dos educadores. Ele tem se disseminado cada vez mais, podendo causar violência física e psicológica, além de desmotivação para os estudos, o que afeta o processo de aprendizagem, o convívio social e até mesmo a evasão escolar”, explica a turma no documento.

Os univespianos elaboraram diversas atividades com foco nos alunos de terceiro ano do ensino fundamental, com média de oito a nove anos. Segundo a equipe, é essencial trabalhar o tema nessa faixa etária, pois é uma fase próxima a adolescência e de mudanças comportamentais.

A metodologia formulada consiste em duas aulas de cinquenta e cinco minutos cada, divididas em roda de conversa, exibição de vídeo, dinâmica para perceberem a importância de ajudar o próximo e desenhos em cartolinas sobre o entendimento do tema apresentado.

Devido à pandemia, o projeto ainda não pode ser aplicado, porém o grupo irá expor suas ideias no evento virtual e está entusiasmado com a experiência. “A participação em congressos permite a nós discentes vivenciar o contato com a pesquisa científica e sua prática profissional, além de uma formação continuada para o desenvolvimento dos próximos Projetos Integradores e do Trabalho de Conclusão de Curso”, destacou a aluna Joelma dos Santos.