Diretora acadêmica da Univesp representará a universidade no evento

17/12/21

Por Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico

O Governo de SP, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Prefeitura de SP, realiza neste sábado (18) o Festival Novotec, na Casa de Cultura do M’Boi Mirim, zona sul da capital, a partir das 10h, com entrada gratuita. A iniciativa tem o objetivo de unir cultura, educação técnica e profissional, em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

O evento visa engajar jovens na busca por oportunidades de formação profissional e geração de renda e conta com uma programação, como feira de oportunidades, debates e oficinas sobre a entrada no mercado de trabalho, shows, gastronomia e mutirão de empregos. A diretora acadêmica da Univesp, professora Simone Telles, estará presente esclarecendo dúvidas e ações da universidade.

Para Natália Vido, Coordenadora de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante da Pasta estadual, é preciso expandir e, ao mesmo tempo, aproximar as oportunidades disponibilizadas. “Essas são oportunidades relacionadas ao projeto de vida desses jovens, para que eles abram novos horizontes, aprendam novas habilidades e competências”, explica.

Oportunidades

Quem procura oportunidades de empreendedorismo, geração de renda e educação técnica e de qualificação profissional gratuita, poderá saber mais de programas e projetos oferecidos pelo governo estadual, municipal, parceiros privados e do terceiro setor como os programas Novotec e ViaRápida.

Além disso, uma das unidades móveis do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE), por meio da Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, estará presente para realizar um mutirão de emprego com 100 vagas. Os visitantes também poderão participar de oficinas do programa Elabora, que traz informações sobre processos seletivos e de como fazer um currículo atrativo para o mercado de trabalho.

Atrações culturais

O Festival Novotec também contará com atrações culturais como a rapper Bivolt, a cantora Bia Ferreira e o grupo de percussão Batuque Atitude, apoiado pela Secretaria Municipal de Cultura.

Por fim, em parceria com os programas SUTACO (Sistema do Trabalho Artesanal nas Comunidades) e Mãos e Mentes Paulistanas, haverá uma feira de artesanato, roupas e acessórios, ancorado à economia local. O Festival também contará com praça de alimentação.

Festival Novotec
Data: Sábado, 18 de dezembro de 2021
Horário: 10h às 21h
Local: Casa de Cultura M’Boi Mirim – Av. Inácio Dias da Silva, s/nº – bairro Piraporinha, São Paulo/SP

Regras para participação:

• Portar comprovante de vacinação (Físico, via Poupatempo digital ou ConecteSUS), comprovando esquema vacinal completo com duas doses ou dose única;
• Uso de máscara durante todo o tempo;
• Protocolos de distanciamento, com controle de público.

Sobre o programa Novotec

O Novotec é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Secretaria de Educação, que oferece, de forma gratuita, cursos de habilitação técnica e de qualificação profissional aos jovens estudantes de ensino médio da rede estadual e concluintes, alinhado com as demandas do mercado de trabalho.

Programação completa:

Shows

Das 10h às 21h
Bivolt;
Bia Ferreira;
DJ Vivian Marques;
Ademar DJ;
Trio Amizade;
Fatel Barbosa e
Batuque Atitude.

Oficinas organizado pelo Projeto Elabora

Tema: Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional, Currículo e Processo Seletivo

Horário das 3 sessões: 10h15 – 11h15; 13h – 14h, 14h30 – 15h30

Debate – Perifa do Futuro – A juventude inovando no mercado de trabalho

Tema: Roda de conversa sobre economia criativa, tecnologia e futuro do trabalho como áreas de oportunidade e ascensão profissional para jovens residentes da periferia de São Paulo.

Horário: 13h00 – 14h00