O SP Pesquisa visitou centros de excelência no estudo desse nanomaterial

09/04/15

O grafeno é um nanomaterial que tem como característica ser um excelente condutor de eletricidade. Composto somente por átomos de carbono dispostos em monocamada, numa folha plana, o material é uma das formas cristalinas do carbono, como o diamante e a grafite. O fato de pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, terem conseguido isolar esse material, em 2004, abriu caminho para pesquisas que visam à utilização do grafeno nas indústrias eletrônica, mecânica e médica.

O programa SP Pesquisa visitou centros de excelência no estudo com o grafeno e mostra porque este é possivelmente o material mais versátil conhecido pelo homem. No Brasil, o Centro de Microscopia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é um dos lugares de referência em pesquisa desse material.

O físico da UFMG Marcos Pimenta explica que, além das propriedades eletrônicas, o grafeno tem outras características muito interessantes. “Primeiro, é mecânica, porque a ligação carbono-carbono é a mais rígida que existe”, o que garante, além de resistência, algumas propriedades térmicas: “É um material que conduz calor com muita facilidade, […] mas ao mesmo tempo deixa passar luz através dele”, explica.

Assista a primeira parte da reportagem: