Premiação destaca inovação em TCCs de pós

22/06/23


Fonte: CDI Comunicação/ Crea-SP

Projetos que buscam promover inclusão, segurança, saúde e sustentabilidade por meio da área tecnológica. Assim foram as propostas apresentadas pelos formandos da pós-graduação Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias, realizado pelo programa Crea-SP Capacita, fruto de parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Para impulsionar soluções inovadoras e valorizar os profissionais, o Crea-SP homenageou os trabalhos de conclusão de curso (TCC) da pós-graduação. O evento, intitulado Prêmio Equipe Crea-SP de Tecnologia, aconteceu no sábado (17/06), na Sede Angélica, com uma avaliação final da banca examinadora e a premiação dos cinco melhores projetos.

Ao todo, 80 trabalhos foram analisados por uma equipe de professores e especialistas. Destes, foram 29 selecionados e 12 escolhidos para a final. Os grupos, formados por profissionais da área tecnológica e startups, apresentaram aplicativos e softwares criados para atender diversas necessidades, como detectar acessibilidade às pessoas com deficiência; monitorar reações de motoristas a fim de evitar acidentes no trânsito; acompanhar idosos que moram sozinhos; cuidar de animais domésticos; promover práticas sustentáveis como a redução de resíduos em obras, reciclagem de lixo eletrônico e saneamento. E, ainda, plataformas para a inclusão de profissionais no mercado de trabalho.

“Foram cerca de 500 engenheiros de diversas modalidades envolvidos nesses projetos, entre tutores, mentores e alunos, que entregaram alta qualidade em seus trabalhos. O mais gratificante em premiar essas iniciativas é saber que elas podem gerar impactos financeiros e sociais positivos. São propostas que podem se tornar startups, patentes ou artigos científicos, e contribuir com a sociedade através de suas soluções”, enfatizou a diretora de Entidades de Classe do Crea-SP, Eng. Civ. Lígia Marta Mackey.

Para a avaliação, compuseram a banca examinadora: o Eng. Eletron. Leonardo Alves Pereira, da Rede Mentores do Brasil que auxilia startups; o cientista e Soc. Rafael Grilli Felizardo, da Confederação Nacional da Indústria (CNI); o Eng. Eletric. Edson Fermann, mentor de startups e consultor de associações industriais, e o Geol. Sebastião Gomes de Carvalho, idealizador do projeto Prêmio Equipe Crea-SP de Tecnologia.

As 12 equipes finalistas foram homenageadas com uma Menção Honrosa em Tecnologia pelo Crea-SP e os cinco melhores TCCs escolhidos receberam o Prêmio Equipe Crea-SP de Tecnologia por ordem de classificação. Na primeira colocação, destacou-se o grupo que criou o aplicativo “Waker”, um programa que monitora as sensações dos motoristas durante a direção, tais como sonolência ou cansaço para evitar riscos de acidentes no trânsito. “Só temos a agradecer ao Crea-SP por essa oportunidade e premiação ao nosso trabalho”, enalteceu um dos membros da equipe, Eng. Civ. Patrick Neri de Oliveira.

Na segunda posição, foi premiada a equipe do programa “Recicla Já – Ambiental”, plataforma que sugere a utilização da engenharia reversa para reciclagem de lixo eletrônico, como celulares, aparelhos e resíduos da mineração urbana provenientes de cobre, alumínio, prata, etc. Em terceiro lugar, ficou o grupo do aplicativo “Techsaúde”, dispositivo para monitoramento de idosos com sensores que detectam a rotina daqueles que residem sozinhos, controlando horários de remédios e sinais vitais.

Já na quarta colocação, a equipe do projeto “My Pet – Coleira Smart com Cuidador Virtual”, uma coleira inteligente que monitora as emoções dos animais domésticos para o acompanhamento do dono à distância. E, por fim, na quinta posição, o grupo do software “Apontador de obras”, aplicativo que permite identificar acessibilidade aos pedestres, funcionando como um GPS (Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global) com direcionamento às pessoas com deficiência.