22/08/14

Começou na sexta-feira (22/8) o período de inscrições para o vestibular do curso de Licenciatura em Ciências, oferecido em parceria pela UNIVESP e USP (Universidade de São Paulo), que selecionará 360 vagas para ingressantes em 2015, em sete polos no estado de São Paulo. São 40 vagas em cada um dos seis polos do interior (Piracicaba, Ribeirão Preto, São Carlos, Santos, Lorena e Jaú), e 120 no polo de São Paulo. Esta será a quinta turma do curso.

O curso está organizado em oito semestres, na modalidade semipresencial, com aulas presenciais obrigatórias aos sábados, no período da manhã e da tarde, em um dos sete polos. A estrutura do curso privilegia uma abordagem interdisciplinar e integrada do conhecimento. Para mais informações, acesse o Manual do Candidato.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) mediante o preenchimento da ficha de inscrição e o pagamento da taxa de R$ 145,00 na rede bancária. O boleto é gerado pelo programa. Na inscrição, que estará aberta até 08 de setembro de 2014, o interessado deverá indicar o polo em que deseja frequentar as aulas presenciais.

Podem ser beneficiados com bônus na nota, professores: sem curso superior completo, atuando em docência na Educação Básica nas redes públicas há pelo menos dois anos; portadores de diploma de conclusão de curso superior (público) ou reconhecido, com experiência docente comprovada de, no mínimo dois anos na Educação Básica nas redes públicas, em qualquer área, e que não possuam licenciatura; licenciados que, necessariamente, tenham experiência docente de pelo menos dois anos em escolas das redes públicas e egressos do ensino médio, sem formação universitária, formados há, no mínimo, dez anos. A opção pelo bônus deverá ser indicada no ato da inscrição.

Provas

Para ingressar no curso, os interessados deverão ser aprovados nas duas fases do vestibular. O exame da primeira fase será realizado em um único dia (30 de novembro de 2014, domingo). A prova conterá 90 questões de Conhecimentos Gerais (Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química), em forma de teste de múltipla escolha.

Os classificados na primeira etapa de seleção farão a segunda fase entre os dias 04 e 06 de janeiro de 2015. A primeira prova consta de uma redação e dez questões de Língua Portuguesa; a segunda de questões (16) de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química e a terceira de 12 questões de Biologia, Física e Química (4 de cada). A primeira chamada acontecerá no dia 31 de janeiro de 2015.

Sobre o curso

Segundo o Manual do Candidato, “o curso visa diplomar professores de ciências para atuar na educação básica. Seu conteúdo foi elaborado levando-se em conta as necessidades das disciplinas de ciências ministradas de 5ª a 8ª séries (6º ao 9º ano) do ensino fundamental.”

Para mais informações sobre a estrutura do curso, acesse aqui.

Veja as datas importantes no Manual do Candidato e no site da Fuvest.

Com informações da Fuvest