Curso de especialização é ofertado em parceria com o Crea-SP, Univesp e Unesp; são 4 mil vagas destinadas a todo Estado de São Paulo

23/09/21


O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), prorrogou o prazo de inscrições para as 4 mil novas vagas, direcionadas à segunda turma da pós-graduação “Especialização em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias". As inscrições podem ser realizadas até 15 de outubro, pelo endereço: https://www.feis.unesp.br/#!/ceeite 

Iniciada em 2020, a pós-graduação lato sensu foi classificada pelos participantes como inovativa e indutora de ações empreendedoras. Em 2021, formaram-se cerca de mil profissionais do Sistema Confea/Crea, os quais apresentaram 217 TCCs, sendo que vários deles podem resultar em startups. 

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, destaca a relevância dessa oferta: “O curso capacita os profissionais para o mercado de trabalho atual, que exige pessoas cada vez mais especializadas, empreendedoras e em sintonia com os avanços tecnológicos. A pós-graduação cumpre este papel e contribui para formar engenheiros cada vez mais qualificados”.

Na mesma linha, o diretor de valorização profissional do Conselho, Geol. Sebastião Gomes de Carvalho, ressalta que os conteúdos do curso foram trazidos por consultores da indústria 4.0 e compartilhados com as Universidades parceiras, que, por sua vez, repassarão aos alunos e profissionais do Sistema.

O presidente da Univesp, professor Rodolfo Jardim de Azevedo, que também é engenheiro, destaca o caráter multidisciplinar do curso: “Os alunos terão a oportunidade de integração entre as múltiplas especialidades da engenharia, além de adquirir conhecimento em novas tecnologias. Com essa especialização, eles poderão qualificar, empreender, e dessa forma, contribuir para a implementação de soluções em diversas áreas”, completa.

As aulas acontecerão em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e complementadas por lives proporcionadas por especialistas e professores para enriquecer o conteúdo e esclarecer eventuais dúvidas. Os módulos abordam temas como metodologia científica; gestão de projetos, equipes e metas na era da transformação digital; tecnologias, com um mergulho nas novas tendências, com parceria do Laboratório Global de Pesquisas da IBM; inovação tecnológica; empreendedorismo; e projeto integrador.

A pós-graduação é parte do programa Crea Capacita, idealizado pelo Conselho para proporcionar cursos de qualidade com valores acessíveis, contribuindo para a capacitação dos profissionais registrados.  

Mais informações: https://www.feis.unesp.br/#!/ceeite 

Sobre o Crea-SP 
Instalada há 87 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 75 mil empresas registradas.

 

Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 50 mil alunos e está presente em 374 polos, localizados em 325 municípios, mais de 50% do território paulista, abrangendo 90% da população estadual. Além dos seis cursos oferecidos no vestibular: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, a universidade mantém estudantes matriculados em outros cinco: Biologia, Química, Física, Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS). Também oferta pós-graduação nas áreas de Educação a Distância e Engenharia. Os cursos são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o facilitador, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.