UNIVESP TV visita escola para exemplificar métodos de ensino que trabalham a língua portuguesa

16/03/16

A reportagem da UNIVESP TV visitou, em 2011, a escola Nossa Senhora das Graças, em São Paulo, onde acompanhou diferentes métodos utilizados para trabalhar o ensino da língua portuguesa com alunos do primeiro ano do ensino fundamental. A professora Gabriela Kogachi Kose, por exemplo, utiliza parlendas (versinhos com temática infantil recitadas em brincadeiras de crianças) para ajudar as crianças na memorização de textos.

Ao assistir a gravação da aula com a professora Gabriela, José Gaston Hilgert, que estuda os procedimentos de constituição do texto falado e escrito há mais de 30 anos e é docente de Letras no Centro de Comunicação e Letras da Universidade Mackenzie, comenta: “Do ponto de vista da interação com as crianças, parece ser uma boa escolha […], porque a parlenda, em primeiro lugar, é um texto da oralidade. É um texto, aliás, […] que se usa falando, quase que declamando", analisa.

O vídeo faz parte da disciplina Didática, Língua Portuguesa e Literatura do curso de Pedagogia realizado em parceria pela UNIVESP e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita filho” (Unesp). Assista e confira esta e outras abordagens utilizadas para o ensino da língua oral e escrita: