Programa da UNIVESP TV conversou com a autora de Holocausto Brasileiro
O programa Livros entrevistou a jornalista Daniela Arbex sobre o livro-reportagem Holocausto Brasileiro, em que ela descreve a vida dos internos no hospício da cidade de Barbacena, em Minas Gerais, conhecido como Colônia. A autora relata que eram levadas para lá pessoas consideradas indesejáveis pela sociedade, tendo ou não problemas mentais.
O lugar já havia sido denunciado duas outras vezes, uma pela revista O Cruzeiro, em 1961, e pelo jornalista mineiro Iran Firmino, em 1979. Daniela conta que procurou as pessoas fotografadas em 1961 por Luiz Alfredo para a revista O Cruzeiro, para saber o que acontecia no hospício e conhecer suas histórias pessoais.
A autora conta também que as condições dos internos eram semelhantes às de um campo de concentração, e que lá houve o extermínio de cerca de 60 mil pessoas, muitas delas sem qualquer doença mental, e a venda de seus corpos para faculdades de medicina.
Confira a entrevista:
Mais de Notícias
-
Curso de Introdução à Libras – Inscrições abertas!
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 819 vagas na região Central
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 762 vagas na região de Ribeirão Preto
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 978 vagas na região de Bauru
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 390 vagas na região de Barretos