Em entrevista à UNIVESP TV, historiadora comenta biografia política que escreveu sobre o pai
O livro Luiz Carlos Prestes – Um Comunista Brasileiro conta a trajetória de um dos políticos mais conhecidos do Brasil. E traz detalhes sobre a sua participação no movimento tenentista, a elaboração da coluna que levou o seu nome, o movimento antifascista contra Getúlio Vargas, que inscreveu o seu nome na trajetória política social no país, e o seu vínculo com o marxismo político. A biografia com 19 capítulos e mais de 500 páginas contém fotos e manuscritos de correspondências pessoais.
Anita Leocádia Prestes, historiadora formada pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro (UFF-RJ) e filha de Luiz Carlos Prestes, fala sobre a biografia política que escreveu sobre o pai em entrevista à UNIVESP TV.
Luiz Carlos Prestes, em seus 92 anos de vida, dedicou 70 à atuação política no Brasil e no exterior.Para a elaboração do livro, a historiadora analisou trinta anos de documentos e arquivos originais sobre ele, separando a pesquisa em partes. “Primeiro foi a Coluna Prestes, minha tese de doutorado defendida em 1989. Depois eu fui trabalhando por diferentes períodos, até chegar aos 92 anos dele, [na década de] 1990”.
Sobre a relação com o pai, Anita comenta: “Eu admiro o meu pai, mas tenho objetividade […]. Todos os problemas políticos a gente costumava discutir, trocar ideias. Eu tive sim, uma atuação muito próxima dele”, relata.
Confira a entrevista completa com Anita Leocádia Prestes:
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp