O conselheiro tomou posse da Cadeira 22, em 3 de setembro de 2015

09/09/15

José de Souza Martins, membro titular do Conselho de Curadores da UNIVESP, tomou posse da Cadeira 22 na Academia Paulista de Letras (APL), em cerimônia realizada na quinta-feira (03/09). Martins, que é professor emérito e titular de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), integra também o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

“Entendo minha eleição para a Academia não só como imensa honra, mas também como chamamento e missão de amor pelo livro, pela leitura e pelo ofício de escritor” proferiu Martins em seu discurso de posse.

Martins é o sucessor de Inezita Barroso, eleita para a posição em 2014, mas que faleceu antes de tomar posse. “Com larga e honrosa generosidade de votos, a Academia acolheu meu nome como o de sucessor de Inezita e Ruth [Guimarães], as mais recentes titulares da Cadeira 22. Inezita deveria estar tomando posse a essa hora […]. Não tendo ela podido fazer, peço a essa academia que a considere empossada junto comigo”, disse.

José de Souza Martins nasceu em São Caetano do Sul, em 1938. Iniciou sua trajetória acadêmica no curso de Ciências Sociais da USP em 1961 e, na mesma instituição, obteve os títulos de bacharelado, licenciatura, mestrado, doutorado e livre-docência. Foi professor na Cátedra Simón Bolívar (1993-1994) da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos (1983), e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em Portugal (2000).

Martins é autor de 34 livros, muitos deles dedicados ao Brasil rural e à compreensão da sociedade brasileira. Dentre eles, O Cativeiro da Terra (1979), O poder do atraso (1994), Fronteira – A degradação do Outro nos confins do humano (1997), Exclusão social e a nova desigualdade (1997) e A sociabilidade do homem simples (2000).

* Com informações da Agência Fapesp e do portal da Academia Paulista de Letras.